10 ABR 2024
CULTURA
Comunidades tradicionais de Contagem são destaque na festa de São Benedito, em Aparecida (SP)
Foto: Gabrielle Vaz

No último domingo (7/4), a Secretaria Municipal de Cultura foi até Aparecida, no estado de São Paulo, para acompanhar a 115ª Festa de São Benedito. As atividades relacionadas à celebração começaram no dia 31 de março e encerraram na segunda-feira (8/4). Com o tema “Com fé em São Benedito, somos chamados a reconstruir a morada de Deus”, a festividade contou com a participação de três comunidades que são patrimônio imaterial da cidade de Contagem: Arturos, Ciriacos e Carolinos.

A Festa de São Benedito é reconhecida como uma das maiores expressões religiosas e culturais de toda a região Sudeste, atraindo devotos e turistas de diversas partes do Brasil. A cultura contagense se fez presente com a participação das guardas que, por meio da fé, dos cânticos, das roupas, entre outros traços culturais das comunidades tradicionais, apresentaram a potência da cultura afro-brasileira no município.

O secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, destacou a importância de valorizar e incentivar a cultura tradicional no município: “Contagem é uma cidade que traz em sua raiz a cultura afro-brasileira. É por isso que a atual gestão tem um forte compromisso com as comunidades tradicionais no município, incentivando e valorizando essa história por meio de políticas públicas concretas e efetivas”.

O compromisso da Prefeitura de Contagem com a valorização do patrimônio imaterial da cidade é uma iniciativa concreta. Entre as diversas ações adotadas pelo poder municipal para resgatar, divulgar e incentivar a cultura afrodescendente, destacam-se o Prêmio Irmandades de Congado, que contemplou cinco comunidades de congado da cidade, incluindo os Arturos, Ciriacos e os Carolinos; o mapeamento e o inventário de comunidades pela cidade; a efetivação do Programa “Cultura Viva”, além da celebração da tradicional Feira Afro, que ocorre duas vezes por ano, onde a cultura e as tradições negras são representadas por meio de apresentações, produtos e oficinas.

Veja mais
Incentivo e valorização da cultura negra são destaques na agenda da Prefeitura de Contagem

Autor: jornalista Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti