A Prefeitura de Contagem vem intensificando cada vez mais o combate à dengue, zika e chikungunya no município. Prova disso, é mais uma iniciativa da administração municipal, a parceria com o Exército Brasileiro, da 4ª Região Militar, que disponibilizou 42 militares para atuarem na linha de frente com os agentes de combate às endemias.
Na última semana, as equipes percorreram a região Industrial, eliminando os possíveis criadouros do mosquito nas residências e orientando os moradores sobre a importância da luta contra as arboviroses. Nessa segunda e terça-feira (1º e 2/4) foi a vez da região Petrolândia receber a mobilização.
A prefeita Marília Campos conferiu a ação de perto na manhã dessa terça-feira (2/4) e agradeceu a ajuda do Exército Brasileiro no combate à dengue em Contagem. “Hoje é dia de agradecer, estamos aqui na região Petrolândia com o Exército Brasileiro: 41 homens e uma mulher. A gente agradece por este trabalho. Eles estão entrando de casa em casa com a nossa equipe para conversar com a população. Precisamos do engajamento de todos”, ressaltou.
Marília explicou que a administração municipal tem feito sua parte no reforço da assistência em saúde e nas ações de combate ao mosquito. Contudo, a população tem papel fundamental nessa luta, visto que grande parte dos criadouros estão nas residências. “É muito importante lembrar que a solução mais efetiva para enfrentar esse adoecimento das pessoas é cada um fazer o seu trabalho dentro de casa”, reforçou.
O capitão Quetz contou que a ação tem surtido muito efeito, principalmente, no diálogo com a população. “O Exército Brasileiro, por intermédio da 4ª Região Militar, está numa ação conjunta com a Prefeitura de Contagem, uma importante tarefa para todos nós, que é combater os focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. A população está nos recebendo muito bem, está percebendo a importância do trabalho”, destacou o capitão.
Equipes formadas por agentes de endemias e Exército percorreram bairros na região Petrolândia,
realizando vistorias e conscientizando os moradores. Fotos: Luci Sallum/PMC
A moradora da região Petrolândia, Janaina Cruz, que recebeu a equipe em sua, elogiou o trabalho de combate ao mosquito que vem sendo desenvolvido. “A equipe de combate à dengue do município e o pessoal do Exército foram muito atenciosos. Eles estão passando de casa em casa vistoriando com muita atenção os quintais. Parabéns à Prefeitura pela iniciativa”, elogiou.
As regiões em que as equipes estão trabalhando foram escolhidas de acordo com o tamanho do território, cenário epidemiológico (número de casos) e quantitativo de agentes. Até a última segunda-feira (1/4), foram confirmados 6.676 casos de dengue, e 365 casos de chikungunya no município.
É a Prefeitura cuidando de você para que a gente tenha
uma cidade com as pessoas mais saudáveis.
É prevenção e cuidado todos os dias.
Precisamos do engajamento de todos.
Prefeita Marília Campos/PMC
Segundo a veterinária que está na linha de frente da ação, Taíza Gonçalves, os locais mais comuns, onde ainda são encontrados focos, são os pratos de plantas, pneus, lata de tinta, reservatórios pequenos, entre outros. “Com ajuda dos militares nós conseguimos entrar em casas que historicamente recebíamos muitas recusas. Eles têm acompanhado de uma forma muito eficaz. Com ajuda deles, nós conseguimos fazer a eliminação de muitos focos”, explicou a veterinária.
Confira abaixo as medidas que devem ser adotadas, em casa, para combater a dengue.
Cuidado com saúde da população
Para reforçar o atendimento dos casos suspeitos de arboviroses, 17 unidades básicas de Saúde estão funcionando em horário ampliado, das 7h às 19h; além das Centrais de Hidratação Ressaca e Eldorado, que funcionam das 7h às 22h; e as Unidades de Pronto Atendimento 24h. "Sentiu algum sintoma, não deixe de procurar a UBS para buscar tratamento. É a Prefeitura cuidando de você para que a gente tenha uma cidade com as pessoas mais saudáveis. É prevenção e cuidado todos os dias", finalizou Marília.
Medidas que devem ser adotadas, em casa, para combater a dengue:
Confira abaixo onde procurar atendimento em caso de sintomas:
- Centrais de Hidratação - atendimento ao público externo das 7h às 22h:
- Acesse as Unidades Básicas de Saúde que estão funcionando de 7h às 19h, clicando aqui.
- Confira onde procurar atendimento de urgência 24h todos os dias: