A cada dia, as obras de macrodrenagem do bairro Água Branca estão mais próximas de serem concluídas e resolver uma demanda de 40 anos da comunidade local. A intervenção, de grande porte, vai eliminar os problemas crônicos de alagamentos na região e garantir inúmeros benefícios: segurança e tranquilidade para os moradores, durante os períodos de chuva; impulsionar o comércio; garantir mais desenvolvimento e atração de investimentos privados e públicos; gerando mais empregos no município.
A obra se encontra em estágio avançado de execução. Neste momento, resta finalizar a concretagem de uma área de cerca de 100m da estrutura da galeria que está sendo ampliada, entre a rua Joaquim Camargos e a Via Expressa, além de um trecho na rotatória da av. Teleférico. Finalizada esta etapa, as valas poderão ser fechadas e iniciada a fase de pavimentação.
Os trabalhos estão sendo intensificados a medida em que as chuvas diminuem e possibilitam preparar a galeria para concretagem. Fotos: Ricardo Lima/PMC
“Os trabalhos estão sendo executados sem intercorrências e estamos na reta final de concretagem da galeria, faltando apenas o trecho próximo à Via Expressa. As obras são intensificadas na medida que as chuvas dão uma trégua. Em breve, poderemos avançar para a etapa de fechamento da vala e recomposição da via, que será totalmente refeita”, explicou o engenheiro fiscal da Secretaria Municipal de Obras, Ailton José de Paulo.
Com 725m de extensão e investimento de R$ 13 milhões,
a obra está em estágio avançado de execução
e tem previsão de ser concluída
no fim do segundo trimestre de 2024.
Paralelamente, a Copasa está fazendo as ligações de esgotamento em vários pontos das avenidas Pio XII e Quatro e também rua Dr. Cassiano. Essas vias fazem parte do projeto executado pela Prefeitura e estão recebendo microdrenagem, incluindo instalação de novas tubulações e bocas de lobo. O objetivo desta ação conjunta, com a companhia de saneamento, é destinar o esgoto para as estações de tratamento e não permitir que se misture com águas de chuva. Assim, o Rio das Velhas receberá água limpa das chuvas, garantindo sustentabilidade para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Em parte da av. Pio XII a galeria foi finalizada e a via recomposta para facilitar o tráfego local, faltando a pavimentação para conclusão. Fotos: Ronnie Von/PMC
A ampliação das redes de macrodrenagem do bairro Água Branca tem cerca de 725 metros de extensão, percorrendo toda a avenida Pio XII, entre a av. Teleférico e Via Expressa, tendo sido alargada em relação ao projeto inicial para comportar um volume maior de água. Com o avanço das obras, parte da via já foi recomposta e teve tráfego local liberado, lembrando que falta a pavimentação. O investimento neste projeto é de R$13 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e de financiamento junto ao Banco do Brasil. A expectativa é que a obra seja concluída no fim do segundo trimestre de 2024.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Ricardo Lima/PMC