26 MAR 2024
GABINETE DA PREFEITA
REGIONAL SEDE
Cidades de Contagem e Cascais assinam protocolo de intenções para se tornarem cidades-irmãs

Na tarde de segunda-feira (25/3), a Prefeitura de Contagem recebeu uma comitiva da cidade portuguesa de Cascais, liderada por seu prefeito, Carlos Carreiras, para a assinatura de protocolo de intenções de celebração do tratado de cidades-irmãs. A partir desse tratado se desenvolverá um intercâmbio cultural, acadêmico e econômico entre os municípios.

O ato fez parte do evento “Conexões Internacionais: Contagem e Cascais/Portugal”, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e integra a política de atração de novos investimentos e apoio à internacionalização das operações das empresas do município. A solenidade aconteceu no auditório da sede administrativa de Contagem.

Localizada a 32 km de Lisboa, a cidade de Cascais se destaca pelo seu ecossistema de inovação e por ser um importante polo de negócios que busca se consolidar como porta de entrada para empresas brasileiras que querem se inserir no mercado português ou de outros países europeus.

A prefeita Marília Campos destacou que a consolidação desta relação criará conexões entre empresas e o poder público para estimular investimentos e facilitar o ambiente de negócios. “Isso fortalecerá laços institucionais e promoverá a cooperação entre as cidades em diversas áreas, como a econômica, inovação e inclusão social”. Marília reforçou que o intercâmbio fortalecerá a educação e a pesquisa, preparando a mão de obra local para os desafios do mercado globalizado.

Para o debate acerca do intercâmbio acadêmico e de inovação, a comitiva trouxe um grupo de portugueses, composto pelo pró-reitor da Nova Universidade de Lisboa, José Branco; a diretora da Nova Medical School, professora Helena Canhão; a responsável pela Transformação e Relações Estratégicas da Nova Medical School, Rute Dinis de Sousa; o diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, professor José Alferes; o diretor da Nova SBE, Pedro Oliveira; e o professor catedrático, Telmo Santos.

O prefeito de Cascais, Carlos Carreiras, destacou a diversidade de culturas da cidade portuguesa, apontando que 80% da sua população é composta por comunidades étnicas de todo o mundo, com destaque para a brasileira: “Existe uma grande comunidade internacional afro-líbero latino-americana, da qual o Brasil é um dos líderes. Isso se deve, sobretudo, pela internacionalização da sua economia”.

Carreiras também falou da importância da assinatura do tratado que, em sua avaliação, traz uma coesão social, algo fundamental ao desenvolvimento econômico. Sobre os avanços tecnológicos que desafiam governos e imprimem uma nova ordem econômica, o prefeito de Cascais ponderou que “desde que as tecnologias não sejam um fim em si mesmas, elas sempre serão muito importantes”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, ressaltou os ganhos que o tratado das, agora, cidades-irmãs, representaram para o município. “Contagem tem uma economia globalizada. Aqui estão instaladas empresas líderes em seus ramos, que contribuem com o fluxo de importações e exportações. Somente em 2023 essa balança comercial ficou em R$ 1,322 bilhão. Hoje damos um importante passo na direção de contemplar, também, as pessoas, a partir dessa troca acadêmica para formação de profissionais, algo ainda mais globalizado, e para o enfrentamento conjunto dos novos desafios que se apresentam”.

Também participaram do encontro o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes; o presidente da DNA Cascais e secretário de Renda, Emprego e Juventude, Frederico Nunes; o adjunto da presidência da Câmara Municipal de Cascais, Jorge Cardoso; o CEO da Biotech, Alberto Ansaloni; o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Alex Chiodi; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz; o presidente da OAB Contagem, Rogério Lisboa; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem, (Acic), Sandrelli Rois. o pró-reitor adjunto da PUC Minas Martinho Horta e a Diretora Una Contagem, Dardânia Gouveia.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC

Autor: jornalista Guilherme Jorgui / Edição: João Cavalcanti