No último sábado (09/03), a Escola Municipal Maria de Matos foi palco de um evento dedicado a mais de 300 mulheres, que participaram de uma jornada repleta de serviços para empoderamento feminino e bem-estar. A intenção foi homenageá-las pelo histórico de cada uma, dando protagonismo a elas no mês que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Além disso, a Prefeitura de Contagem promoveu, também, um sentimento de pertencimento e um sentimento de bem-estar.
Enquanto as mulheres tinham acesso aos serviços como medição de pressão arterial, agendamento de exames de prevenção de colo de útero e mama, e testagem para ISTs, as crianças se divertiram com atividades oferecidas pela Casa Betel. Além disso, houve, também, uma apresentação da banda da Guarda Municipal proporcionando momentos de alegria e descontração para as famílias.
O Cadastro Único (CadÚnico) também esteve disponível para atualização de cadastros existentes e, ainda, para o primeiro cadastro, garantindo o acesso a programas sociais e benefícios para as participantes. "Esse evento representa o quanto é importante a imagem da mulher na sociedade em termos de direitos e igualdades. São coisas pelo qual nós lutamos diariamente", comentou Selma Faria, uma das participantes.
Enquanto as mulheres transitaram pelos estandes, trocaram histórias e compartilharam experiências, dentro de um cenário e uma ideia que juntas são mais fortes e capazes de vencer quaisquer obstáculos.
"É importante a participação das mulheres, pois é um momento de empoderamento, de conversa e de informações sobre direitos garantidos para elas", disse a assistente social do Creas Ressaca, Elaine Fabiane Sodre de Souza Rocha.
A gerente de Direitos Humanos da Regional Ressaca e moradora do bairro Vila Pérola, Laura Munck, destacou a importância que eventos como este têm para a comunidade feminina da região: "É extremamente significativo para nosso empoderamento e para acessarmos os serviços públicos disponíveis em nosso bairro. A Regional Ressaca, em parceria com o Cras, Creas, CadÚnico e demais instituições foi muito feliz nessa reunião”, afirmou.
O evento contou com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a unidade de saúde local, Betel, Conselho Tutelar,Programa de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento (Presp), Fica Vivo, Contagem na Maturidade, Mediação de Conflitos e o Sistema Nacional de Emprego (Sine).