Na última quinta-feira (7/3), professores da rede municipal de educação de Contagem participaram do “Google Day”, na sede da Google, em Belo Horizonte. O objetivo foi o de familiarizar os educadores com as tecnologias que serão utilizadas no Projeto “Escola Digital de Contagem”, que está sendo implantado nas unidades escolares do município.
Na atividade de imersão, os professores tiveram acesso a aulas, realizaram treinamentos e puderam tirar dúvidas sobre o “Google Sala de Aula” e demais ferramentas que serão aplicadas nas atividades escolares.
Entre os palestrantes estavam Bryan Pereira, Flávio Martins e Carla Arena, especialistas em educação da Academia Google, que dividiram informações sobre as variadas funcionalidades da plataforma, apresentando, na prática, as experiências educativas que serão utilizadas pelos educadores nas escolas em Contagem.
Durante a formação, a professora de inglês na Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira, Retiele Peixoto, compartilhou sua expectativa e o reconhecimento pela importância da formação tecnológica. "A necessidade do professor ter uma formação tecnológica, hoje, é imprescindível. O mundo hoje é virtual, os estudantes já têm isso em mente e eles sentem falta disso em sala de aula".
A também professora da Escola Ana Guedes Vieira, Daniela Silva, destacou a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em tecnologia para garantir uma educação de qualidade e conectada com as inovações.
“Essa formação é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos das áreas da tecnologia, buscar para a nossa função uma qualidade e também estar conectado com o que há de novo, com o que há de suporte para a gente poder se aprimorar no trabalho", afirmou.
A Secretária de Educação, Thelma Fernandes, enfatizou a relevância dessa formação.
“Ter profissionais nossos no Google Day representa um passo significativo no compromisso de Contagem com a educação e também na preparação dos alunos para um mundo cada vez mais digitalizado. A participação ativa dos professores nesta capacitação reflete o comprometimento educacional em abraçar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias modernas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem”.
Escola Digital
O Projeto Escola Digital visa unir as metodologias do ensino-aprendizagem tradicional ao uso de ferramentas em ambientes digitais, ou seja, computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets; em plataformas como o Google Sala de Aula, ampliando, assim, o acesso ao conhecimento e facilitando o aprendizado. Estão sendo investidos mais de R$130 milhões que vão beneficiar cerca de 60 mil alunos, que integram a rede municipal de educação.
Além dos equipamentos, ferramentas e aplicativos, foram oferecidas 400 horas de cursos de formação para os servidores da educação.