Em busca de proporcionar aos estudantes e crianças, vivências fora da esfera dos colégios, a Prefeitura de Contagem abriu o processo de inscrições para o programa “Além dos Muros”, que visa investir em projetos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas municipais e centros municipais de educação infantil (Cemei). Neste contexto, há execução de roteiros educativos e culturais, trabalhos de campo, aulas-passeio, entre outras estratégias educativas, possibilitando o conhecimento e a ressignificação de espaços culturais e/ou educativos, promover vivências de situações fora do ambiente escolar e propiciar a realização de investigações e descobertas pelas crianças e estudantes em espaços diversos.
As inscrições vão até a próxima sexta-feira (15/3) e, para participar, as escolas da Rede Municipal de Ensino deverão realizar o cadastro. CLIQUE AQUI e saiba mais.
Segundo Uilner Xavier, referência técnica da Educação Integral, as inscrições têm o intuito de incentivar as escolas municipais, Educartes e Cemeis a ampliarem o processo de aprendizagem. “No ano passado, por exemplo, as escolas, por meio desse programa, fizeram passeios para museus, teatros, clubes e boliche. Esses passeios ajudaram a levar a aprendizagem para outros ambientes”, disse.
Para a execução do projeto, o município oferta para as escolas valores por estudante para que elas construam os projetos pedagógicos. Após o envio, o projeto deve ser aprovado por uma comissão avaliadora e, em caso de aprovação, esse dinheiro é distribuído às escolas para construção dos roteiros educativos e culturais. Os valores distribuídos para os Cemeis deverão ser utilizados em atividades dentro do ambiente escolar.
No ano passado, foram selecionados 618 projetos de todas as escolas da rede municipal de Ensino. O valor total investido foi superior a R$ 3 milhões.
O que é o Programa Além dos Muros?
O programa é uma das ações do “Escola Viva”, um projeto que foi criado pela Secretaria de Educação (Seduc) e que atende os estudantes da rede municipal de ensino, ofertando uma educação integral, integrada e tecnológica, no contraturno escolar.
Na época do lançamento do “Escola Viva”, em 2023, a prefeita Marília Campos destacou a importância do investimento em projetos na educação “Se a gente quer discutir um projeto de país, Estado ou município, sem dúvida nenhuma temos que investir na educação”, afirmou.