A prefeitura de Contagem recebeu o Selo Caixa de Gestão Sustentável, uma certificação que coloca a atual administração municipal entre as mais eficientes do país e com os melhores indicadores públicos de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental. A entrega da certificação ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (06/03), na sede da Prefeitura, quando o responsável pela Superintendência de Governo da Regional BH Oeste da Caixa Econômica Federal, Cláudio Mendonça, passou às mãos da prefeita Marília Campos, o certificado. “Estou muito feliz ao receber essa certificação, porque ela reconhece o bom trabalho das nossas equipes, mostrando que a administração pública, além de competente, pode e deve ser transparente e sustentável”, disse a prefeita.
Níveis
O Selo Caixa de Gestão Sustentável tem quatro níveis de certificação e Contagem recebeu o nível Topázio nos quesitos ambiental, social, climático e governança. No quesito governança, inclusive, Contagem alcançou 100% de aproveitamento, graças a outras certificações que os gestores e o próprio município já receberam, tais como o ìndice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), de Gestão Fiscal. A próxima graduação deverá ser o selo Diamante, nível máximo de certificação, já que os gestores das diversas secretarias presentes ao encontro (Secretarias Municipais de Administração, de Governo, de Meio Ambiente, de Fazenda e de Obras e Desenvolvimento Urbano), já tomaram nota, a pedido da prefeita, dos requisitos para atingir esse próximo nível.
Contagem, inclusive, é o primeiro município entre outros 107 na jurisdição da SR BH Oeste (região Central do Estado), a obter a certificação. “Isto é muito importante e estimula outros municípios a também buscarem esta excelência na gestão”, informou a prefeita.
Entre os 21 quesitos avaliados para o nivel Topázio, estão os investimentos em saúde e educação feitos pela prefeitura nos últimos três anos, divididos entre a boa cobertura de atendimento por creche, ampliação no número de vagas no Ensino Fundamental, a valorização do funcionalismo, o atendimento por Unidades Básicas de Saúde, a Atenção Primária à Saúde (APS), entre outros. Na área climática, destacou-se pelo Plano de Gerenciamento de Riscos, a pegada de carbono, com destaque para a retomada da área rural e outros avanços do Novo Plano Diretor elaborado e aprovado nesta atual gestão. No quesito ambiental, contam o acesso da população à água, coleta de esgoto, coleta seletiva, entre outros.
Jardim Laguna
A prefeita Marília Campos aproveitou a presença do staff da Caixa em seu gabinete para requisitar a instalação de uma Agência Lotérica no bairro Jardim Laguna, na região da Ressaca. A prefeita explicou que a região é uma das que mais cresce no município, contando com diversos equipamentos públicos, como escolas, UBS, o Parque Sarandi, que passa por uma grande reforma e está recebendo uma alça que vai reduzir em 5 KM o retorno no local. A região conta, também, com vários serviços, lojas, bares, restaurantes e um grande supermercado. Um ofício nesse sentido já foi providenciado e o superintendente de Rede da Caixa, Fabrício de Bessa, informou que a instituição tem todo o interesse em atender essa solicitação da prefeita, já que o município de Contagem é um excelente parceiro da Caixa em vários projetos que melhoram a vida da população, como é o objetivo de um banco social como a Caixa. ”Esperamos em breve oferecer mais este serviço aos moradores do Jardim Laguna, gerando comodidade e conforto para eles”, finalizou Marília Campos.