A Prefeitura de Contagem vem realizando o uso do fumacê como mais uma medida de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses como dengue, chikungunya e zika. A Regional Riacho será contemplada na região dos bairros Novo Riacho, Riacho das Pedras, Flamengo, Durval de Barros e do Jardim Riacho.
“As áreas contempladas pelo uso da técnica são as que registraram o maior número de notificações de casos suspeitos e confirmados de arboviroses nos últimos dias”, explica a diretora do Distrito de Saúde do Riacho, Carolina Castro.
Nos dias 28 de fevereiro, 02, 05 e 08 de março, o fumacê percorre a região dos bairros Novo Riacho e Riacho das Pedras das 16h às 21h. Passando pelas ruas Rio Solimões, Rio Sacramento, Rio Tocantins, Rio Alto, Rio Doce, Rio Paranaguá, Rio Tibre, Rio Araguari, Rio Prata, Rio Urucuia, Gênova e De Roma e pelas avenidas Rio São Francisco e Rio Volga.
Nos dias 29 de fevereiro 03, 06 e 09 de março o fumacê percorre a região dos bairros Flamengo, Durval de Barros e do Jardim Riacho das 6h às 9h. Passando pelas ruas Urano, Mercúrio, Júpiter, Marte, Alfa, Rigel, Sagitário, Estrela Dione, Capela, Leonis, Halley, Aquário, Via Láctea, Pegasus, Libra, Camilo Schiara e Monsenhor Messias e pelas avenidas Regulus, Marte e Cristal.
“É importante lembrar que a população deve fazer sua parte. Abrir portas e janelas das residências, proteger animais domésticos e colmeias de abelhas, cobrir bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação, recolher roupas do varal, fechar armários, evitar ficar próximo do veículo de UBV e pessoas com problemas respiratórios, alérgicos, idosos e crianças devem ficar nos cômodos ao fundo da residência até 2 horas depois da ação”, ressalta a diretora.
Além dessas localidades, a região do Riacho realizou uma ação pontual nas casas interditadas do bairro Monte Castelo. “Após o apelo da população por uma ação mais efetiva nestas residências, que poderiam servir de foco do mosquito, a equipe realizou uma ação de aspersão de inseticida no local”, explica o administrador regional José Rodrigues. “Existe também um diálogo com a Prefeitura de Belo Horizonte, em busca de uma parceria para uma ação interna nas casas com o uso de drones”, acrescenta.