29 JAN 2024
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Prefeitura regulamenta Tecnologia 5G e internet cem vezes mais veloz chega a Contagem

A Tecnologia 5G ou a quinta geração da internet móvel vai, finalmente, ser uma realidade em Contagem, que é uma das primeiras no país e a segunda cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a contar com o sistema. Esse avanço tecnológico se deve ao  extenso trabalho de análise e pesquisa de infraestrutura no município que culminou na regulamentação do serviço pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação de Contagem (TI).

A tecnologia 5G, que chegou ao Brasil no final de 2021, promete velocidade de conexão até cem vezes maior que a tecnologia atual e com muito mais estabilidade. Além disso, será possível conectar mais dispositivos eletrônicos, como smart tvs, relógios, computadores, câmeras de segurança, lâmpadas inteligentes e outros utensílios eletrônicos simultaneamente. Essa multi conexão, também conhecida como IOT (da sigla em inglês “Internet of The Things ou “Internet das Coisas”), é considerada a nova era da tecnologia da informação. A empresa já regulamentada para atuar no município é a TIM, mas outras operadoras poderão solicitar a habilitação.

Contrapartida

De acordo com o secretário  de TI, Fernando Lopes, a Prefeitura estabeleceu uma contrapartida da empresa para que a população de Contagem possa desfrutar dessa tecnologia, gratuitamente, em locais públicos. Desse modo, para cada Estação Rádio Base (ERB) instalada pela TIM, uma área, num raio de 2km, deverá ter o acesso liberado para a população. Preferencialmente, esses pontos deverão estar localizados no entorno de praças, parques e equipamentos públicos, tais como Hospitais, UPAS e regiões socialmente mais vulneráveis.

Fomento

Outro atrativo importante é que a tecnologia 5G irá estimular setores como a educação (a PMC, inclusive, está implantando a internet na rede municipal de ensino), indústria, comércio e o setor de serviços. “Existia um grande clamor da sociedade para que Contagem estivesse inserida nessa primeira onda de implantação do 5G no Brasil e, esse passo importante que demos, reforça a vocação tecnológica e de vanguarda do município de Contagem”, afirmou Fernando Lopes.

Para a administração municipal, a tecnologia melhora a conectividade entre os vários setores e potencializa a capacidade de trabalho de todos os servidores que usam chips de dados, tais como professores, fiscais, agentes da Vigilância Sanitária, da Defesa Civil, entre outros.

Autor: jornalista Pilar Batista / Edição Carol Cunha