Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
JUN
02
02 JUN 2026
GABINETE DO PREFEITO
SECRETARIA GERAL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Inovação e tecnológica fortalece transformação digital na Prefeitura
receba notícias
O evento reuniu mais de mil participantes e promoveu debates, oficinas e palestras sobre inteligência artificial, governo digital e modernização dos serviços públicos

Após cinco dias de programação, a Semana Municipal de Inovação e Tecnologia (SIT) chegou ao fim na última sexta-feira (29/5), consolidando-se como um importante espaço de debate, aprendizado e construção de soluções voltadas à transformação digital da administração pública municipal. Promovida pela Prefeitura, a iniciativa reuniu servidores, especialistas, representantes de empresas de tecnologia e estudantes em uma programação gratuita que abordou temas estratégicos para o futuro da gestão, como inteligência artificial, governo digital, segurança cibernética, inovação, geoprocessamento e modernização de processos administrativos.

Ao longo de toda a semana, a SIT contabilizou cerca de 1.500 participações em oficinas, palestras e atividades formativas. A programação foi realizada nos períodos da manhã e da tarde, no auditório e no Espaço do Encontro (Tenda) da Prefeitura, além de contar com transmissões ao vivo pelo canal da Secretaria-Geral no YouTube. A iniciativa ampliou o acesso dos servidores aos conteúdos e debates promovidos durante o evento.

Para o secretário-Geral do município, Pedro Amaral, a Semana de Inovação e Tecnologia representou um avanço importante no fortalecimento da transformação digital em Contagem. “Estamos construindo uma administração pública mais moderna, inteligente e preparada para os desafios do futuro. O engajamento dos servidores reforça o compromisso da Prefeitura com a construção de uma cultura de inovação, utilizando a tecnologia como ferramenta para aprimorar os serviços prestados. A inovação só acontece quando há troca de conhecimento, capacitação e engajamento das pessoas”, afirmou.

O secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Lisbeni, ressaltou que as discussões e experiências compartilhadas durante a programação fortalecem a construção de um novo modelo de gestão pública. “A tecnologia precisa estar a serviço do cidadão. Nosso objetivo é utilizar ferramentas inovadoras para simplificar processos, ampliar a eficiência dos serviços e melhorar cada vez mais o atendimento à população.”

A SIT

A abertura ocorreu na segunda-feira (26/5) e contou com a presença do prefeito Ricardo Faria, além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Prefeitura do Recife, reconhecida nacionalmente por suas iniciativas em transformação digital. O primeiro dia teve como tema central a inteligência artificial e suas aplicações no setor público, promovendo reflexões sobre o potencial da tecnologia para apoiar o trabalho dos servidores e contribuir para um atendimento mais eficiente e qualificado aos cidadãos.

  
A STI contou com cerca de 1.500 participações em oficinas, palestras e atividades formativas relativas à aplicação de softwares, ferramentas, aplicativos e outros usados para agilizar e qualificar os serviços prestados à população
Fotos: Ricardo Lima/PMC (1) e Selena Souza/PMC (2 e 3) 

Durante o evento, foram discutidos temas como digitalização da saúde e cidadãocentrismo, abordagens voltadas à oferta de serviços públicos mais ágeis, acessíveis e centrados nas necessidades da população. A programação incluiu também oficinas práticas sobre ferramentas e metodologias inovadoras, como Introdução ao Power BI, desenvolvimento de software e vibe coding, técnica que utiliza a inteligência artificial para criar aplicações por meio de comandos de voz. As atividades proporcionaram aos servidores oportunidades de aprendizado e atualização sobre tendências que vêm transformando a gestão pública.

A subsecretária de Planejamento e Orçamento, Brenda Lobos, pontuou que,  ao longo dos cinco dias, os conteúdos abordados trouxeram reflexões aplicáveis ao cotidiano de planejamento e gestão de recursos públicos. “O evento reforçou o potencial da inovação como aliada na modernização dos processos internos, na qualidade das análises orçamentárias e na eficiência da gestão. Soluções tecnológicas como o Power BI e a inteligência artificial podem potencializar o monitoramento das metas do Plano Plurianual 2026–2029, qualificar o acompanhamento da execução orçamentária e fortalecer a tomada de decisão baseada em dados”, explicou. 

Um dos destaques da programação foi o Microsoft Day, realizado na quinta-feira (28/5), que marcou a renovação da parceria entre a Prefeitura e a Microsoft para ações de capacitação, inclusão digital e ampliação do acesso a soluções tecnológicas em Contagem.

O assessor administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Christiano Oliveira, destacou que o evento representou um salto na cultura organizacional da Prefeitura. “A Semana de Inovação e Tecnologia foi de qualidade impecável. Trouxe uma nova visão de como fazer gestão pública eficiente e ágil. Contagem acertou em cheio no momento em que busca estabelecer-se como um município tecnológico do ponto de vista de seu relacionamento com o munícipe, que é a sua razão de existência.” 

Já para Hércules Macedo, servidor da Secretaria de Administração (Sead), os aprendizados adquiridos ao longo das palestras fortalecem o serviço público municipal. “Tenho certeza de que a Sead vai investir fortemente neste conceito de modernização e vai explorar as várias ferramentas para o seu desenvolvimento. Isso trará benefícios para o cidadão contagense, porque vai desburocratizar e simplificar, tanto o trabalho de nós servidores, como o serviço prestado na ponta, que impacta positivamente os cidadãos”. 

Instituída por lei em 2021, a SIT integra o calendário oficial de eventos de Contagem e tem se consolidado como um espaço de discussão sobre inovação, transformação digital e tecnologias aplicadas à gestão pública e ao desenvolvimento do município.

Autor: repórter Bella Cerqueira / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
Seta