Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
28
28 MAI 2026
GABINETE DO PREFEITO
SECRETARIA GERAL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Tecnologia: Contagem dá passo importante para melhorar os serviços ofertados à população
receba notícias

Mais um importante passo rumo à modernização dos serviços prestados à população foi dado pela Prefeitura. Contagem assinou, com a Microsoft, dois contratos voltados à capacitação dos servidores e à implantação de novas tecnologias que vão melhorar processos, reduzir erros, aumentar a velocidade das atividades e liberar os profissionais para trabalhos mais estratégicos. A cerimônia que marcou a parceria ocorreu nesta quinta-feira (28/5), durante a realização da Semana da Tecnologia e Inovação (STI)  e contou com a presença de autoridades municipais, servidores e membros da empresa.

A ação vai possibilitar, entre outros, a inclusão digital, capacitação profissional, formação acadêmica, além da formatação de soluções nas áreas das inteligências de negócio e artificial e a consolidação de um banco de dados, que será fundamental para projetos futuros.

O prefeito de Contagem, Ricardo Faria, destacou que a Semana da Tecnologia e Inovação tem sido fundamental não apenas para capacitar os servidores, mas também para mostrar aos gestores que junto à uma gigante mundial na área de tecnologia, a cidade pode ser um grande exemplo para outros municípios.

“Temos que olhar lá na frente, para o trabalhador que acessa os dados; o empresário, que precisa de um serviço mais ágil; o usuário da saúde, que quer ser atendido de forma mais rápida; internamente, para o servidor, que pode ter um serviço mais otimizado; entre outros exemplos. Tudo isso está ligado aos investimentos em tecnologia. Temos despertado para isso também, reunindo todos os secretários hoje, para que isso vire uma cultura organizacional em Contagem, em breve”, afirmou o prefeito.

O secretário de STI, Daniel Lisbeni, ressaltou que a presença em peso de membros de todas as secretarias era reflexo da parceria com um fornecedor líder mundial em tecnologia. “A Microsoft tem uma história belíssima na construção, popularização e democratização do acesso a softwares, hardwares. Estamos comprometidos para trazer os melhores parceiros e táticas para conseguir os grandes avanços que a administração pública e a população merecem”.

Capacitação

Os servidores que se inscreveram para a atividade puderam acompanhar de perto diversos painéis, explicados por especialistas da empresa que, com uma visão integrada sobre o futuro do trabalho e da infraestrutura tecnológica, discursaram sobre agilidade do Low-Code (abordagem de desenvolvimento de software que permite criar aplicativos e sistemas com o mínimo de código manual) e a produtividade no Modern Work (abordagem que combina tecnologia em nuvem, flexibilidade e novas práticas de gestão para transformar a forma como as equipes colaboram) até a fronteira de Dados e IA com Power BI.

Os palestrantes abordaram, ainda, a modernização de aplicações em nuvem (Azure) sob uma ótica rigorosa de segurança e compliance, oferecendo caminhos estratégicos para a inovação no setor público e privado, compreendendo compliance  , de acordo com a editora Fórum, como “o conjunto de práticas, políticas e controles que garante a conformidade de uma empresa com as leis, regulamentos e normas éticas”.

Semana da Inovação e Tecnologia (SIT)

Entre os dias 25 e 29 de maio, a Prefeitura de Contagem está promovendo a Semana Municipal de Inovação e Tecnologia (SIT), iniciativa que integra o Projeto “Contagem Digital” e reafirma o compromisso da administração municipal com a modernização da gestão pública e do atendimento aos cidadãos. 

Para o secretário-geral do município, Pedro Amaral, a SIT representa uma oportunidade de aperfeiçoar os recursos da Prefeitura e transformar a tecnologia em uma ferramenta de alcance social, capaz de melhorar a qualidade de vida da população. “Nós não vamos fazer essa transformação digital da administração municipal de forma isolada, restrita às secretarias Geral e de Tecnologia da Informação. Essa mudança só será possível com o engajamento de todo o funcionalismo público e com a compreensão clara do impacto que ela terá no dia a dia da gestão e da população”, afirmou.

Ele destacou ainda que “o objetivo principal do evento é promover esse alinhamento interno para garantir a modernização da Prefeitura e a oferta de serviços públicos cada vez mais eficientes e qualificados.”

Com uma programação de palestras, atividades e oficinas, servidores de todas as secretarias puderam se inscrever para saber mais sobre tecnologia e aprender a usar de forma mais produtiva as ferramentas disponibilizadas na administração, contribuindo para a otimização dos processos e das atividades de cada setor.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.

Veja ainda:

- Contagem Digital: Prefeitura promove Semana de Inovação e Tecnologia

- Servidor como foco: palestras mostram como a tecnologia pode ser parceira

- Semana da Inovação e Tecnologia debate saúde e liderança digital


 
Autor: repórteres Bella Cerqueira e João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
Seta