A Prefeitura de Contagem vem seguindo o compromisso de manter a cidade mais limpa e agradável com os serviços de capina, roçada e limpeza, perpassando as oito regionais. O cronograma de ações dá prioridade aos principais corredores de Contagem e, conforme planejamento anual da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos, adentra em cada bairro.
Durante o mês de janeiro, as equipes chegaram à região do Riacho concentrando esforços nos bairros Novo Riacho, Riacho das Pedras e Jardim Riacho. O administrador regional José Rodrigues explica que “a regional buscou identificar pontos críticos que necessitam de capina neste início de ano. Agora, em fevereiro, com a volta do período letivo, vamos concentrar nos esforços nas áreas escolares para garantir mais conforto às famílias”.
Além de manter a cidade mais bonita e agradável, a capina é uma grande aliada no combate às arboviroses - doenças causadas por vírus como dengue, chikungunya e zika. “Neste período chuvoso, em que ocorre a proliferação de arboviroses, os serviços de capina e roçada evitam pontos de descarte irregular de resíduos, que são, em sua maioria, compostos por recipientes que armazenam água, propiciando a reprodução dos mosquitos”, explicou a diretora de Mobilização da Limpeza Urbana, Nilma Souza.
Até o momento os locais que receberam os serviços foram as ruas Rio Elba, Rio Doce, Rio Ganges, Rio das Velhas, Rio Solimões, Rio Senegal, Rio Grande, Rio Paranaguá, Rio Hudson, Rio Tibre, Rio Reno, Araguari, Monte Azul, Padre José Maria De Man e Orenoco e a avenida Rio Negro, no Novo Riacho; as ruas Rio Paracatu, Rio Tigre, Rio São Lourenço e Rio Colorado e avenidas Francisco Firmo de Matos e Rio Volga, no Riacho das Pedras; as avenidas Riacho das Pedras e Cristal e praça Rinaldo Cota Arnaldo, no Jardim Riacho; e a avenida Coronel Jove Soares, no Inconfidentes.