Para celebrar o “Dia Internacional de Combate à Corrupção” (9 de dezembro), a Prefeitura de Contagem realizou, na última segunda-feira (11/12), no Centro Universitário Una Contagem, a quinta edição do “Prêmio Selo de Integridade” e o “Concurso de Boas Práticas de Integridade”. O intuito do evento é estimular uma cultura de integridade e ética nas relações comerciais e públicas, e a criação de boas práticas administrativas.
Realizado desde 2018, a premiação reconhece as empresas de Contagem e de outros municípios que adotam uma cultura de integridade e promoção da ética e boas práticas de gestão e inovação. A realização é da Controladoria-Geral do Município em parceria com a Comissão de Compliance e Governança Corporativa da OAB – Subseção Contagem, responsáveis pela avaliação das empresas e dos projetos.
O vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, disse que “o governo trabalha com uma missão pedagógica de promover boas práticas e uma gestão transparente e honesta, por meio do fortalecimento do controle social, com centenas de conselheiros regionais, que acompanham e participam do governo. A premiação do selo também é uma forma de estimular e criar a transparência social e municipal”, destacou.
A controladora-geral de Contagem, Nicolle Bleme, ressaltou que, neste ano, 50 empresas se inscreveram para a certificação, sendo selecionadas 32 para receberem o “Selo de Integridade”. Além disso, dois projetos de boas práticas foram premiados. “O selo reconhece as empresas que trabalham com Programas de Integridade, seguindo padrões e normas de boa conduta. Queremos incentivar mais empresas, a cada ano, a adotarem uma cultura de integridade e de promoção da ética em suas ações”, disse.
O gerente de Governança e Riscos, da Petronas Lubrificantes Brasil, Cristiano Augusto Souza, disse que “o selo reforça o conceito e a visão da empresa sobre integridade, incentivando e valorizando, no mercado, as boas práticas nas relações comerciais”, opinou.
O buffet do evento, a incubadora “Delas” do Programa de Economia Solidária da Prefeitura, também recebeu o selo pelo trabalho que vem desenvolvendo na cidade. Em apenas seis meses de atuação, o projeto que atende empresas, eventos e festas particulares, com salgados diversos, bolos e sucos, já faturou, até o momento, cerca de R$55 mil reais, gerando renda para várias mulheres.
Concurso de Boas Práticas de Integridade
Criado este ano para incentivar ideias e projetos inovadores na iniciativa privada e na administração pública, o concurso premiou duas empresas, entre 13 concorrentes. O vencedor da categoria de empresas, de médio e grande porte, foi a empresa LOG Commercial Properties e Participações S.A com o Programa “Guardiões da Integridade”. Na categoria de “Microempresas (MEs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e Microempreendedor Individual (MEI)”, a vencedora foi o Tabelionato de Protestos de Títulos de Contagem com o “Programa de Colaboração e Bem-Estar do Tabelionato de Protestos de Contagem”.
Os critérios para premiação no “Concurso de Boas Práticas de Integridade” foram o caráter de inovação e simplificação da ideia, a demonstração de responsabilidade e comprometimento em questões ambientais, sociais e de governança corporativa, além da capacidade de ser replicado em outras empresas, órgãos e ou instituições, sem perda relevante no seu grau de efetividade.
A presidente da Comissão de Compliance e Governança Cooperativa da OAB – Contagem, Maraisa Santini, falou sobre a qualidade dos projetos realizados pelas empresas e a importância de ter boas práticas e cumprir as normas. “A empresa que não possui estes valores está fora do mercado”, enfatizou.
Selo de Integridade de Contagem
O Selo de Integridade é um prêmio de reconhecimento voltado às empresas que adotam uma gestão que vai de encontro com as prerrogativas da Lei Federal nº 12.846, conhecida como "lei da empresa limpa" e já é um diferencial competitivo das empresas em suas relações comerciais. Todo processo de concessão do Selo é gratuito. O selo é regulamentado, no município, pelo Decreto 619 de 14/08/2023 e pela portaria 03/2023, da Controladoria-Geral do Município. A portaria também orienta o Concurso de Boas Práticas de Integridade.
Empresas certificadas com o “Selo de Integridade”:
ALS Tribology Brasil Analise de Fluidos Ltda
Bamaq SA Bandeirantes Máquinas e Equipamentos
Bioline Fios Cirúrgicos Ltda
CCT Conceitual Construções Ltda
CECM dos servidores e Empregados Públicos Municipais de Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano Ltda – Sicoob Crediserv
Collem Construtora Mohallem Ltda
Companhia Brasileira de Serviços Funerários
EMC Tecnologia Ltda
Companhia Brasileira de Serviços Funerários
Global Gestão Ambiental
Hypercloud Consultoria e Comércio de Tecnologia Ltda
Infoshot Serviços e Soluções em T. I Ltda
Instituto Hermes Pardini SA
Konica Minolta Healthcare do Brasil Indústria de Equipamentos Ltda
Laboratório Interlab de Patologia Ltda
LMC Medição e Controle
LOC Frotas S/A
Localix Serviços Ambientais S/A
LOG Commercial Properties e Participações S/A
Minasfalto Industria e Comércio Ltda – EPP
Mineração Serras do Oeste Ltda
Online Tecnologia e Integração Ltda
Organização Contábil Eldorado Ltda
Patrus Transportes Ltda
Petronas Lubrificantes Brasil S/A
Reval Bombas e Válvulas Manutenção Comércio e Indústria
Rouxinol Viagens e Turismo Ltda
Sisnergy – Soluções e Sistemas Integrados Ltda
TITCS Informática Ltda
Transformadora Pontual Ltda
Unimed Belo Horizonte Cooperativa de trabalho Médico
Viação Novo Retiro Ltda