A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, participou da mesa de abertura do Seminário Internacional de Cultura, Pensamento e Cidades: Territórios em Transformação, evento que aconteceu na noite da última quinta-feira (29/11), no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte. O seminário tem por objetivo debater o papel da cultura no mundo contemporâneo, ampliando a discussão sobre a participação dos cidadãos na produção e na análise da cultura nas cidades.
Participaram da mesa o subsecretário de Cultura de Contagem, Marcelo Bones, representando a prefeita Marília Campos, a secretária de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, o secretário adjunto municipal de Cultura de Belo Horizonte, Gabriel Portela, o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, o diretor executivo da Funarte, Leonardo Lessa, o diretor de Capacitação e Qualificação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, José Júnior, a diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Bárbara Bof, e a diretora de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Graziela Medrado.
O seminário busca fortalecer a cidadania, a alteridade e a democracia, contribuindo para os processos de formação e aprendizagens de diversos públicos, debatendo de forma ampla e dinâmica grandes temas contemporâneos, tendo a cidade como foco central das discussões.
Em um momento de fala, Marcelo Bones reconheceu a importância do seminário para o debate da cultura, em especial na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e saudou a continuidade do projeto. “Ver que um projeto desse tem continuidade talvez seja uma das coisas mais complexas, difíceis e importantes da política pública de cultura. Esse projeto tem um significado muito especial que é a reflexão, que talvez seja um dos eixos fundamentais”, destacou Bones, que ainda lembrou que o primeiro seminário foi realizado graças ao apoio de Marília Campos, que, na época, então deputada estadual, destinou emenda parlamentar para a realização do evento.
A atenção especial de Marília Campos à cultura também foi destacada por Gabriel Portela, que reconheceu o trabalho da hoje prefeita de Contagem e lembrou da importância de destinar recursos de emendas para o setor cultural. Eliane Parreiras também agradeceu Marília Campos por "ter tido esse olhar generoso e compreender, também, que quando a gente está falando de Belo Horizonte, estamos falando da Região Metropolitana. Estamos falando dessa relação coletiva".
Cultura em Contagem
A atual gestão da Prefeitura de Contagem destinou um investimento recorde para o setor cultural. Somente nos dois primeiros anos de governo, a atual gestão do executivo investiu mais de R$4 milhões no setor cultural, valor maior que a somatória da verba que a pasta recebeu entre os anos de 2014 e 2020. O montante foi destinado a artistas, gestores, produtores e demais agentes culturais da cidade por meio dos editais do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). Para 2023, a expectativa é que o valor investido atinja um novo recorde, alcançando um valor de cerca de R$7 milhões.