A prefeita Marília Campos recebeu, na manhã desta segunda-feira (4/12), a visita do cientista político Felipe Nunes. Ele estava acompanhado do pai, o ex-vereador de Contagem, José Nunes dos Santos. No encontro, o contagense presenteou a chefe do executivo com sua nova obra, “Biografia do abismo: como a polarização divide famílias, desafia empresas e compromete o futuro do Brasil”, escrita em parceria com o jornalista Thomas Traumann. Dentre os assuntos abordados pela publicação está a polarização das opiniões políticas, após as eleições de 2022.
Professor na Universidade Federal de Minas gerais - UFMG e diretor da Quaest, Pesquisa e Consultoria, Nunes explanou sobre a estrutura do livro, criando expectativas para a leitura. “Começamos contando a mudança da comunicação política no Brasil e no mundo. A gente resgata essa mudança do papel da TV e do rádio para as redes sociais e isso nos coloca em bolhas por estarmos sempre lendo opiniões que coincidem com as nossas”.
De acordo com o autor, são apresentados ainda os efeitos da disputa acirrada entre Lula e Bolsonaro nas famílias, escolas, ambientes de trabalho e nas mais diversas esferas sociais. Segundo Felipe, essa transformação originou um fenômeno de calcificação de posicionamentos, que é o tema central da obra. “A polarização política no Brasil é um desafio a ser enfrentado", concluiu.
A prefeita e o professor trocaram ideias sobre o cenário político atual e se comprometeram a continuar o diálogo. Ao final da visita, Felipe anunciou que irá lançar o livro em Contagem, até o final do mês. “Vou fazer sessões de autógrafo no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Mas como sou contagense, não poderia deixar de fazer aqui, pois tenho muito orgulho da minha cidade”.