Em alusão aos 43 anos da Defesa Civil de Contagem, foi promovido, na semana passada, o último evento do mês denominado "Seminário de Participação Popular e Gestão de Desastres". O objetivo foi mostrar uma série de palestras sobre o clima e diplomar autoridades políticas e representantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).
Durante o encontro, promovido no auditório da Prefeitura, ocorreram duas palestras sobre as situações que o Brasil tem passado no que se refere às mudanças climáticas. Também marcaram presença autoridades políticas e representantes de comunidades das oito regionais administrativas. “Esse é o seminário que encerramos para comemorar os 43 anos da Defesa Civil de Contagem. Temos muito orgulho em fazer parte desta gestão que sempre buscou o diálogo e a participação popular, que são eixos do governo Marília Campos”, destacou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
A subsecretária de Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes, reiterou a importância que os Nupdecs possuem para o município. “Todos precisamos ter conhecimento sobre as realidades que existem dentro das oito regionais de Contagem e os Nupdecs são peças fundamentais na escala de pensar sobre ameaças que possam surgir dentro de uma comunidade e de que maneira auxiliar aqueles que estão passando por dificuldades, por exemplo”, comentou.
Na opinião da líder comunitária do bairro Beija-flor, Maria Aparecida Ferreira, o governo atual tem sido mais democrático e tem se preocupado com o bem-estar das pessoas que moram em áreas de risco. “Nunca tivemos esse apoio da Defesa Civil e, agora, sabemos que eles estão à disposição em nossas comunidades. Só quem passou pela dificuldade sabe que a atual gestão tem trabalhado para sanar os problemas nos períodos de chuvas”, finalizou.
Ao final do evento, os líderes dos Nupdecs e convidados foram diplomados numa menção honrosa promovida pela Defesa Civil de Contagem.
Clique aqui e acesse a galeria. Fotos Ronnie Von/PMC