Na quinta-feira (9/11), na sede da Administração Regional Industrial, os inscritos no Programa “Contagem na Maturidade” participaram da palestra “Segurança Pública e Digital na Maturidade”, mediada pelo sargento Danton Alves da Silva, do 39º Batalhão da PMMG. Foram abordadas as novas modalidades de golpes pelo celular, as formas de se prevenir e, o mais importante, onde denunciar.
Segundo o sargento Danton, as medidas de restrição e isolamento social da pandemia de Covid-19 fez com que os golpes e crimes migrassem para os meios digitais. “O público-alvo dos crimes são os idosos, porque têm mais dificuldade em se prevenir com medidas de segurança digital. É fundamental que digam não, quando o assunto é revelar senhas bancárias em ligações por telefone e jamais salvá-las no aparelho celular”, alertou Danton.
O sargento destacou que as condicionantes para um crime ou golpe se consumarem são o desejo, a oportunidade e a técnica. “Por isso a prevenção tem que ser pensada sem medo. É uma questão de planejamento. De mudança de hábitos e comportamentos para reduzir a oportunidade dos criminosos”, acrescentou.
Dentre os principais golpes revelados na palestra estão a clonagem do perfil de parentes pelo WhatsApp, o falso boleto, o falso empréstimo, a central de atendimentos falsa, leilão on-line, a condução da vítima para links falsos e a compra de veículos e aparelhos pela OLX e Market Place.
Os participantes aprovaram a palestra e pretendem colocar os ensinamentos em prática. “Muito interessante. Esclareceu muita coisa, informou sobre os novos golpes e a quem procurar nesses casos. Vou seguir todas as dicas. A gente precisa se cuidar”, disse Dea Torres, moradora do bairro Amazonas.