24 OUT 2023
Espaços culturais de Contagem estão com exposições abertas ao público

Arte e cultura estão à disposição da população de Contagem em diversos pontos da cidade, com muitas técnicas, histórias e curiosidades. Atualmente, três exposições ocupam espaços públicos, que podem ser visitados pelos moradores e visitantes do município.

Todas as exposições são viabilizadas por editais de fomento à cultura, promovidos pela Prefeitura de Contagem e têm visitas gratuitas. “Revelando Contagem”, “Paisagens Mínimas”, ambas no parque Gentil Diniz e “Cacos de Resistência – Mulheres que revolucionaram o mundo”, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira - Museu Histórico de Contagem, são as mostras artísticas atualmente expostas.

O “Revelando Contagem” é o resultado de um concurso feito na cidade e que tem como intuito apresentar as múltiplas características e realidades de Contagem, com um olhar específico de moradores, tendo como material apresentado, a fotografia. A exposição ocorre, simultaneamente, de terça a domingo, das 8h às 17h, nos parques Fernão Dias e Gentil Diniz, sendo que, neste último, estão expostas as obras das edições de 2021 e 2022.

O projeto foi financiado com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) e é promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio do edital Movimenta Imagens. A exposição fica em cartaz até o anúncio dos novos contemplados nos editais de 2023.  Para saber mais clique aqui.

A mostra  “Paisagens Mínimas” conta com um grupo de obras feitas em conjunto pelos artistas Randolpho Lamonier e César Machado que misturam elementos do processo criativo de cada um. O projeto teve início há aproximadamente dois anos e tem como eixo principal a correlação entre as formas como cada um dos artistas pensa o espaço. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de outubro, no Casarão do Parque Gentil Diniz, sempre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.  Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

“Cacos de Resistência – Mulheres que revolucionaram o mundo”, da artista Cris Leão, reúne quadros em mosaico de azulejos e outros materiais que representam importantes figuras femininas, escolhidas para celebrar a força e resistência das mulheres. A exposição foi contemplada pelo Edital Movimenta Galerias, da Prefeitura de Contagem e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 3 de dezembro. Para saber mais clique aqui.

Além das exposições, acontecem em Contagem vários eventos artísticos e culturais durante todo mês, para saber maiores informações é só acessar o Guia Acontece de outubro.

Serviço:

Revelando Contagem

Data: sem data para encerramento.

Horário: 8h às 17h | Terça-feira a domingo

Local: parque Gentil Diniz (Rua Maria do Carmo Diniz, 141 - Nossa Senhora do Carmo) e Parque Fernão Dias (Rua Rio Comprido, 4655 - Cinco)

Paisagens Mínimas

Data: até 31 de outubro