O empenho direto da Prefeitura de Contagem melhorou, consideravelmente, o ambiente de negócios da cidade, seja na atração de novos empreendimentos, seja para a retenção das empresas já instaladas e apoio às ampliações. Trabalho que transformou o município em um dos que mais recebe investimentos privados em toda Minas Gerais. Nesse sentido, na manhã desta terça-feira (24/10), a prefeita Marília Campos se reuniu com a diretoria de uma das companhias mais tradicionais de Contagem, a Magotteaux do Brasil. A pauta da reunião: o anúncio de um investimento de 18,5 milhões de dólares, o equivalente a mais de R$ 90 milhões no projeto de ampliação da empresa.
A prefeita Marília Campos falou da importância da Magotteaux para o município. “Levem nosso recado à direção da empresa, de que nós reconhecemos a importância da companhia para o município, tanto na geração de mais empregos quanto na arrecadação de impostos para a cidade”.
Empresa com quase 50 anos, mas muito moderna, pelo investimento expressivo que fazem em inovação. “Cerca de 40% do nosso faturamento atual é de peças e produtos que não eram produzidos há cinco anos”, explicou o diretor industrial, Antônio Reda.
Eles também vêm registrando crescimento expressivo do seu faturamento nos últimos cinco anos. “Faturamos atualmente R$ 600 milhões, valor que é o dobro do registrado em 2018”, destacou Jarbas Paiva, diretor financeiro da Magotteaux.
Hoje em dia, a empresa gera 320 empregos. “Há alguns anos toda a nossa diretoria era belga. Atualmente ela é 100% composta por brasileiros – mais que isso, mineiros – e quatro brasileiros hoje compõem a diretoria internacional, em cargos de comando”, relatou o diretor. Ainda pela perspectiva de ampliação, o quadro de funcionários da empresa ganhará mais de 30 novos colaboradores.
A empresa
A fábrica da Magotteaux chegou a Contagem em 1976. É uma empresa de origem belga, mas que em 2011 foi adquirida pelo grupo chileno Sigdo Koppers – conglomerado empresarial que fornece produtos e serviços para a mineração e a indústria. A fábrica no município tem capacidade para processar 67 mil toneladas de aço por ano, produzindo peças resistentes e revestimentos para diversos equipamentos utilizados na mineração e fabricação de cimentos. Com a ampliação, a instalação ganha capacidade para processamento de mais 20 mil toneladas por ano.
Além da fábrica em Contagem, o grupo tem sólida presença global, com plantas industriais em 12 países (Brasil, Chile, Canadá, Estados Unidos, México, Espanha, França, Bélgica, África do Sul, Índia, Tailândia e China).
Do ponto de vista ambiental, a Magotteaux é considerada uma empresa recicladora. “Nós utilizamos 70% de sucata como insumo de produção dos nossos produtos”, explicou o engenheiro de segurança do trabalho e de meio ambiente da empresa, Márcio Aleixo.
Apoio institucional
Além do anúncio de investimento, a direção da empresa solicitou o apoio da equipe da Prefeitura de Contagem na interlocução com o governo de Minas, para revisão da tributação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Os produtos que eles produzem recebem uma taxação de 18% de ICMS, o que os deixa um pouco mais caros na comparação com seus concorrentes internacionais, que conseguem entrar no mercado com algumas isenções.
A prefeita Marília Campos destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, para abrir interlocução com o governo do Estado, envolvendo outras associações patronais na articulação desse trabalho.
A prefeita concluiu falando para a diretoria da Magotteaux sobre o trabalho que está sendo realizado em uma das ruas do entorno da fábrica, de drenagem das águas da chuva e remoção de moradias irregulares, instaladas justamente sobre uma galeria de esgoto.
Também participaram da reunião as secretárias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita, e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mônica Maria Cadaval Bedê, e o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Saint Clair Terres. Representando a empresa também estavam Tereza Silva, chefe de departamento de suprimentos; José Maria Rodrigues, do jurídico da empresa; Antônio Reda, diretor industrial e Tarcísio Novaes, diretor comercial.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC