A Escola Municipal Jesus Milton, no bairro Industrial, foi uma das primeiras unidades da Rede Municipal de Ensino a implantar o Programa “Escola Viva”, em horário integral. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Contagem - SEDUC, o programa oferece atividades no contraturno escolar, como oficinas de desenhos, pinturas e artes marciais (Greco-Romana/Wrestling).
Durante as atividades, os professores contam com a ajuda de agentes culturais, que exercem o trabalho de equilibrar os conteúdos atitudinais (valores, atitudes e normas) e procedimentais (regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, estratégias).
Para a coordenadora Sheila Duarte, “o atendimento integral ao estudante proporciona um ambiente de aprendizagem mais enriquecedor e inclusivo. Por meio de abordagens pedagógicas inovadoras, ele estimula a participação ativa dos estudantes, promove a interdisciplinaridade e valoriza o desenvolvimento socioemocional".
Na opinião da tutora Lisandra Prado, o "Escola Viva" fortalece a relação entre escola, família e comunidade. “Esse atendimento contribui para uma educação mais completa e conectada com a realidade dos nossos estudantes", afirmou.
A estudante Daniella Cristina elogiou a novidade. "Fizemos várias atividades legais, que reuniram os estudantes da manhã e da tarde. Essas atividades foram educativas e, ao mesmo tempo, divertidas. Elas contribuíram para que pudéssemos sair um pouco do nosso cotidiano escolar",
O professor de geografia Giuliano Almeida, também, destacou a importância do “Projeto Escola Viva”. “Ele trouxe oportunidades aos alunos de terem acesso a atividades, que vão além das lecionadas em sala de aula como, por exemplo, as aulas de artes marciais. As oficinas de desenho e pintura revelaram alunos com dons que muitos deles desconheciam. Fico feliz em fazer parte desse momento”, finalizou.