Para que os moradores de Contagem não percam o acesso ao Bolsa Família, a Prefeitura alerta para a atualização do cadastro quanto às condicionalidades da saúde das crianças. É necessário que os dados sejam os mais recentes possíveis e mostrem se o desenvolvimento da criança está correto.
Na cidade, o acompanhamento das condicionalidades de saúde deve ocorrer por meio de comparecimento à UBS mais próxima da residência até o dia 15 de dezembro deste ano. Caso os beneficiados não atualizem seus dados poderá ocorrer um bloqueio ou, até mesmo, o cancelamento do benefício. A medida é necessária para que os dados relacionados ao estado nutricional, ao acompanhamento do pré-natal e ao cartão de vacina sejam registrados pelas equipes de saúde.
“É importante que as informações sejam sempre atualizadas, principalmente se a família teve alguma mudança quanto ao número de membros ou se a criança mudou de escola ou houve mudança na renda familiar”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany.
O não comparecimento na unidade de saúde mais próxima pode gerar bloqueio ou cancelamento do benefício. Atualmente, em Contagem, cerca de 48 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família, totalizando um investimento de mais de R$32 milhões.
De acordo com o Artigo 10, da Lei 14.601/2023: “a manutenção da família como beneficiária no Programa Bolsa Família dependerá, sem prejuízo dos requisitos estabelecidos nesta lei e em regulamento, do cumprimento, pelos integrantes das famílias, de condicionalidades relativas”.
Portanto, o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família é fundamental para o bem-estar das famílias beneficiárias. “É importante que as pessoas não deixem para a última hora esta atualização, até para não correrem o risco de perderem o benefício que, sabemos, faz uma imensa diferença na vida da família”, destaca a diretora de Programas e Benefícios, Sheila Andrade.
Quem deve comparecer à UBS mais próxima