29 SET 2023
DEFESA CIVIL
DEFESA SOCIAL
Patrulha da Mulher realiza atividades preventivas e de orientações dentro e fora do município
Fotos: divulgação/GCC

A Patrulha de Proteção à Mulher, vinculada à Prefeitura de Contagem, foi criada por meio da portaria 078/2019 e, desde então, tem feito ações de reinventar e ressignificar a segurança pública dentro da cidade, proporcionando um maior conforto aos cidadãos. Seja numa esquina de bairro ou palestrando dentro de uma empresa, ela quebrou barreiras ao longo dos poucos anos de existência.

Guarnição que chama a atenção dos munícipes pelas cores da viatura (azul e rosa), a Patrulha de Proteção à Mulher também participa de palestras em empresas, destacando temas do cotidiano.

Em 2021 foi reconfigurada para atuar com a prevenção com palestras, tanto em escolas - com o tema sobre “Namoro na Juventude" -  quanto em locais públicos e privados, quando aborda assuntos como assédios e outras temáticas sensíveis à sociedade moderna, de uma forma interativa e informativa.

“Trabalhar na Patrulha de Proteção à Mulher foi algo que me trouxe um crescimento pessoal e profissional muito grande. Poder ter a sensibilidade para ouvir e acolher mulheres que são vítimas de violência doméstica é muito gratificante, porque de alguma forma estamos contribuindo para que elas quebrem este ciclo ruim e possam recomeçar suas vidas”, explicou a agente da guarda, Benvinda Macedo.

Ao longo do ano, empresas privadas também procuram a Guarda Civil de Contagem (GCC) para solicitar que os agentes possam realizar palestras e debates dentro desses ambientes corporativos. Os temas variam entre o combate ao assédio sexual, moral e violência doméstica. Aproximadamente mais de 100 empresas fizeram solicitações à GCC somente em 2023.

“Eu fico feliz em saber que dentro da cidade existem profissionais voltados à pauta da mulher. Vejo com bons olhos essa atuação da Guarda Civil dentro e fora das escolas e também nas empresas, o que de certa forma trará mais conhecimento aos nossos estudantes e trabalhadores”, comentou a dona de casa, Margarida Almeida Santos.

Para o mês de novembro, a Patrulha de Proteção à Mulher, tem como meta realizar, em conjunto com a Superintendência de Mulheres de Contagem, palestras presenciais e on-line como forma de ativismo em 21 dias corridos. É uma forma de trazer mais informação e reforçar o fim da violência. Já em dezembro, o foco serão os homens, sendo a temática a mesma.

“Nós estamos aprendendo muito sobre esses assuntos: violência de gênero e doméstica. Como viemos de uma sociedade patriarcal, tendo em vista a objetificação da mulher, somos observadas como seres inferiores e isso tem melhorado o nosso olhar. Nas palestras algumas mulheres vêm nos procurar para compartilhar suas experiências de vida”, finalizou Macedo.

Como funciona o processo para uma empresa/instituição pública requisitar uma palestra?

As empresas, instituições públicas e escolas podem entrar em contato com a Guarda Civil pelo e-mail guarda.civil@contagem.mg.gov.br e fazer a solicitação. O comando fará uma avaliação em conjunto com a Patrulha e a possibilidade de agenda.

As palestras acontecem durante o ano inteiro, sendo os meses de agosto e outubro os de maiores demandas devido ao “Agosto Lilás” e ao “Outubro Rosa.
Autor: Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti