A Patrulha de Proteção à Mulher, vinculada à Prefeitura de Contagem, foi criada por meio da portaria 078/2019 e, desde então, tem feito ações de reinventar e ressignificar a segurança pública dentro da cidade, proporcionando um maior conforto aos cidadãos. Seja numa esquina de bairro ou palestrando dentro de uma empresa, ela quebrou barreiras ao longo dos poucos anos de existência.
Guarnição que chama a atenção dos munícipes pelas cores da viatura (azul e rosa), a Patrulha de Proteção à Mulher também participa de palestras em empresas, destacando temas do cotidiano.
Em 2021 foi reconfigurada para atuar com a prevenção com palestras, tanto em escolas - com o tema sobre “Namoro na Juventude" - quanto em locais públicos e privados, quando aborda assuntos como assédios e outras temáticas sensíveis à sociedade moderna, de uma forma interativa e informativa.
“Trabalhar na Patrulha de Proteção à Mulher foi algo que me trouxe um crescimento pessoal e profissional muito grande. Poder ter a sensibilidade para ouvir e acolher mulheres que são vítimas de violência doméstica é muito gratificante, porque de alguma forma estamos contribuindo para que elas quebrem este ciclo ruim e possam recomeçar suas vidas”, explicou a agente da guarda, Benvinda Macedo.
Ao longo do ano, empresas privadas também procuram a Guarda Civil de Contagem (GCC) para solicitar que os agentes possam realizar palestras e debates dentro desses ambientes corporativos. Os temas variam entre o combate ao assédio sexual, moral e violência doméstica. Aproximadamente mais de 100 empresas fizeram solicitações à GCC somente em 2023.