Na noite dessa quinta-feira (21/9), o Lar Maria Clara recebeu de volta os 58 idosos residentes do local. Por segurança, eles foram transferidos para outra instituição de acolhimento, devido ao incêndio ocorrido na noite de quarta-feira (20/9), na Área de Preservação Permanente (APP), localizada atrás da instituição. Na tarde de ontem (21/9), a prefeita Marília Campos e a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, estiveram na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), conhecida como “Casa da Pessoa Idosa”, onde eles foram acolhidos, e confirmaram que todos estavam em segurança, devidamente acomodados e recebendo toda a assistência necessária.
Na oportunidade, a prefeita lembrou da inauguração, no ano passado, da ILPI, ressaltando a importância de sua proximidade com o Lar Maria Clara, o que facilitou a transferência.
“A ILPI possui uma infraestrutura que permitiu, por ser próxima, o deslocamento das pessoas em segurança. Até o retorno dos idosos, a instituição prestou todo o auxílio necessário, com conforto, alimentação e medicação. Agradeço à secretária Daniela Tiffany e sua equipe, da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelas ações rápidas no acolhimento dos idosos e também à solidariedade dos moradores do entorno, que deram suporte e fizeram companhia a eles enquanto era feita a transferência para a Casa da Pessoa Idosa. Juntos somos mais fortes!.”
A secretária Daniela Tiffany explicou que o Lar Maria Clara é uma unidade de acolhimento na modalidade abrigo institucional, que mantém parceria com a Prefeitura para atendimento de 60 idosos. Já a Casa da Pessoa Idosa de Contagem, também chamada de Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI), é uma unidade inaugurada no ano passado pela atual gestão, que atende atualmente cerca de 70 residentes próprios.
“A ILPI é um local que abriga e acolhe as pessoas com dignidade, atividades, passeios e todo o suporte necessário. É um espaço custeado integralmente pelo município e que trata o idoso da melhor forma possível”, completou.
Paulo Afonso Batista, 80, foi um dos idosos que precisou ser removido até o ILPI. De acordo com ele, “foi um grande susto, mas tivemos um grande suporte, todos trabalharam bem e estamos sendo muito bem tratados”. José Moreira, 72, também elogiou como tudo foi conduzido. “Tudo está muito bem”. Para Neide Antônia Santos, 75, apesar do fato, tudo foi bem conduzido. “Está tudo ótimo. Meu amigo, Jefferson, que trabalha no ILPI, me trouxe em segurança. Agora aguardamos a vistoria da Defesa Civil para voltar para nossa casa”.
Idosos foram reconduzidos ao Lar Maria Clara na noite dessa quinta-feira (21/9). Foto: GCM/PMC
Entenda o caso
Um incêndio, com suspeita do Corpo de Bombeiros de ser criminoso, começou em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada atrás do Lar Maria Clara, na noite de quarta-feira (20/9).
De acordo com o supervisor-geral da instituição, Júlio César Augusto Luiz da Costa, o que chamou a atenção, em um primeiro momento, foram estalos, seguidos de fumaça. “Estávamos em reunião e esses sons foram percebidos por volta das 20h. Ao percebermos que se tratava de um incêndio próximo, começamos a evacuar o local. Tudo foi conduzido de uma forma calma e ordeira, para garantir a segurança de todos. Agimos rápido, principalmente para evitar que a fumaça pudesse causar algum problema aos idosos”, contou.
Mesmo com o fogo controlado por volta das 22h, de quarta-feira, a vistoria prevista pela Defesa Civil no local, na manhã de quinta-feira (21/9), precisou ser adiada, pois o Corpo de Bombeiros constatou ainda haver focos de incêndio na mata. A vistoria foi realizada no fim da tarde, após liberação pelos bombeiros, quando ficou constatado que o prédio não oferece risco aos ocupantes. Dessa forma, diante da eliminação dos focos de incêndio, em consonância com o laudo dos bombeiros, a Defesa Civil considerou que o Lar Maria Clara mantém condições de habitabilidade e liberou o retorno dos idosos para a instituição. O que ocorreu na noite de quinta-feira (22/9).
Apesar do susto, Júlio César informou que todos ficaram bem e não ocorreram intercorrências e agradeceu o suporte dado pela Prefeitura e também da população que mora no entorno. “Recebemos todo o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Administração Regional Sede, Defesa Civil, Guarda Civil de Contagem e também dos moradores próximos. Isso fez com que todos os 58 idosos do Lar Maria Clara fossem conduzidos, sem nenhum problema até o ILPI, inclusive com ajuda dos funcionários do local, que se prontificaram, imediatamente, em nos ajudar. Fomos muito bem acolhidos”.
Toda a ocorrência foi acompanhada de perto pelo Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Contagem, que deu todo o suporte necessário aos idosos e moradores próximos por meio da Defesa Civil, Transcon, Guarda Civil de Contagem, Secretaria de Desenvolvimento Social.