Contagem está recebendo dezenas de obras estruturantes que visam acabar com os episódios de enchentes não só na cidade como também em municípios vizinhos. Uma delas é a implantação de uma bacia de contenção e ampliação do sistema de drenagem no bairro Santa Maria, na região do Industrial. A intervenção, esperada há anos pela comunidade local, vai trazer mais segurança, tranquilidade e paz aos moradores no período de chuvas.
A obra está sendo executada pelo Estado, com investimentos de R$124 milhões, financiados junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), agregado ao aporte feito por Contagem, de R$27,8 milhões. Estão incluídas neste pacote a implantação da bacia na rua Rio Volga, no Riacho; e a duplicação do canal nas avenidas Francisco Firmo de Mattos e David Sarnoff, que reduzirá alagamentos na região da Vila Samag.
A prefeita Marília Campos visitou o canteiro de obras na manhã desta quarta-feira (20/9) para ver de perto o andamento dos trabalhos e conversar com os moradores. “Esta obra é muito importante porque esta região tem muitas enchentes na avenida Arterial, que é uma via baixa. A bacia vai retardar a entrada das águas de chuvas no Arrudas. Então estamos resolvendo este problema em parceria com o Estado, garantindo mais tranquilidade e desenvolvimento para o bairro”, ressaltou.
Moradora do bairro Santa Maria, Joana Maia participou da visita ao canteiro de obras e agradeceu à equipe de governo, que vem concretizando diversas intervenções em toda a cidade, trazendo melhorias significativas na saúde, na mobilidade, na educação e no desenvolvimento de Contagem.
“Quero agradecer pelo governo maravilhoso que está sendo feito em Contagem, inclusive para nossa região. Vimos esse projeto ser apresentado e agora estamos vendo ele acontecer de fato”, exaltou.
Meire Luce Gomes, que também mora no bairro onde a bacia de contenção de enchente está sendo implantada, fez coro às palavras da vizinha e enfatizou como a Prefeitura vem construindo uma cidade que prioriza as necessidades das pessoas. “Estamos muito satisfeitos com a atenção que temos recebido. A Prefeitura tem atendido nossas demandas, nos acolhido. Estamos disponíveis para caminhar junto e ajudar a fazer a cidade se desenvolver. Está tudo melhorando e tenho certeza que vai melhorar mais”, disse.
Evolução das obras
A bacia está sendo implantada na rua Arterial e tem cerca de 250m de extensão. Ela vai até o cruzamento com a rua Seis, onde está sendo feita a ampliação das redes de drenagem na área do córrego Riacho das Pedras que corta a via em cerca de 523m. Além de retardar a chegada das águas das chuvas no Ribeirão Arrudas, evitando seu transbordamento, este canal vai eliminar as enchentes no bairro Santa Maria, como frisado pela prefeita.
Neste momento, a obra se encontra com 20% de conclusão e está em fase de execução das 848 estacas que possuem 5 metros de profundidade e servem para firmar o solo e sustentar as paredes da bacia. Já foram feitas 350 estacas. Após esta etapa, será feita a escavação da área da bacia, que terá capacidade de reter 21 milhões de litros de água. Paralelamente, a implantação das redes de drenagem no córrego avança, já tendo finalizada a intervenção do lado direito da pista, o que permitiu a liberação do tráfego local.
Atendendo a uma reivindicação apresentada pelos moradores, a prefeita determinou que a Administração Regional Industrial, junto à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), articule uma reunião com a Copasa e os moradores para estudar uma solução para o transbordamento de esgoto que vem ocorrendo próximo a um condomínio no bairro. Além disso, Marília Campos propôs ao governo estadual que avalie a possibilidade de implantar uma pista de caminhada ao longo da rua Arterial, quando as obras forem concluídas, a fim de valorizar a região e criar um novo espaço de lazer.
E mais. Depois da conclusão das obras executadas pelo Estado, a Prefeitura de Contagem fará a implantação de redes complementares de drenagem em todas as vias na região que houver necessidade. O objetivo é tornar ainda mais efetivo o funcionamento do sistema de captação de água pluviais.
Clique aqui e confira as fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC