As obras de montagem das estações de transferência de passageiros na avenida João César de Oliveira, que faz parte do Corredor Norte-Sul Trecho II, do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), seguem a todo vapor. As intervenções estão em fase final, com os trabalhos concentrados nas instalações internas das unidades e na implantação do pavimento das pistas exclusivas de ônibus.
A implantação das estações será fundamental para o novo sistema que futuramente vai operar em Contagem, permitindo que o transporte público e a mobilidade do município sejam aprimorados e mais eficientes para quem vive e frequenta a cidade.
A edificação de todas as estações de transferência está em fase final, com os acabamentos, sinalização externa e interna, comunicação visual, ligação dos padrões elétricos (energização, realizada em parceria com a Cemig) com testes de iluminação interna.
Neste momento, estão sendo executadas as camadas de pavimento flexível nas pistas exclusivas de ônibus, instalação e obras complementares como passeios e sarjetas nas áreas das estações. O asfalto no entorno das unidades localizadas na av. General David Sarnoff e ao longo da av. João César de Oliveira até o centro comercial do Eldorado também foi requalificado.
Também já foram instaladas as estruturas metálicas; cobertura e revestimento em todas as estações; portas e catracas; armários, assentos e iluminação interna estão concluídas em todas as unidades. A etapa estrutural das estações Ouro Branco, na LMG-808, Paulo Pinheiro Chagas, no centro comercial o Eldorado, e Papa João XXIII, em frente à empresa Belgo, foram finalizadas, incluindo o pavimento rígido - que serve de revestimento e base do piso flexível.
Mais melhorias
Os trechos viários das estações Papa João XXIII e Babita Camargos (ambas na av. Gal. David Sarnoff) ganharão uma pista a mais para melhorar a circulação de veículos e evitar retenções de trânsito. Já as unidades Dilson de Oliveira, em frente ao prédio da Fazenda Municipal; Cinco, em frente a empresa Maxion; e Hospital Municipal, passarão por adequações de concordância das plataformas com o greide da via. Estas etapas dependem do remanejamento dos postes de energia elétrica, que é realizado pela Cemig, conforme cronograma de execução da concessionária, o que ocasionou atrasos no andamento das obras desde sua retomada, no fim de 2021.
A montagem das dez estações será concluída no fim deste ano. Vale lembrar que a operação das mesmas ocorrerá conjuntamente quando todas as obras do SIM estiverem concluídas, como os terminais Sede e Darcy Ribeiro, que serão iniciadas em breve.
Clique aqui e confira a galeria. Fotógrafo: Fábio Silva/PMC