Os adeptos das bikes têm um bom motivo para se animarem em Contagem. A prefeita Marília Campos assinou, na quinta-feira (31/8), a ordem de serviço para a construção de 7 km de ciclovia na avenida Firmo de Matos, ligando a Estação da Rio Nilo até a Estação Eldorado do Metrô. A assinatura foi feita juntamente com o representante da construtora Direcional, Guilherme Castanheira. As obras devem começar na segunda quinzena de setembro. Essa é a primeira vez que uma ciclovia é planejada e construída dentro dos limites do município.
“Esse novo espaço irá proporcionar mais segurança e lazer para ciclistas, pedestres, patinadores, que já caminham, trafegam e patinam pela região. É uma demanda muito grande e antiga de quem se exercita aqui na pista da Firmo de Matos. Com a chegada da ciclovia a procura deve aumentar, as pessoas se sentem mais convidadas a compartilhar esse espaço. É uma alegria muito especial estar anunciando essa obra tão desejada pela comunidade”, falou a prefeita aos presentes. A atual pista de caminhada da avenida Firmo de Matos foi construída em 2008.
O anúncio da obra, que vai revitalizar trazendo melhorias para a região, foi comemorado por quem passava pelo local e pode ouvir da própria prefeita. “Nós estamos muito felizes, pois a Prefeitura está realizando um sonho antigo de toda a comunidade”, comentou a psicóloga, Tânia Mara Pereira dos Santos, 41 anos, moradora da região, que andava de bike com o filho, Ruan José Pereira do Santos, 13 anos.
O morador da região e metalúrgico, Lucas Henrique Diniz, 35 anos, que utiliza a pista para corrida e caminhada, duas a quatro vezes por semana, também comemorou a novidade. “Isso é algo esperado há tempo. Agora, vamos todos usar o espaço sem medo de ser atropelado por uma bicicleta. O impacto vai ser super positivo, pois acredito que muita gente vai deixar o carro na garagem”.
A pista passará próxima a locais importantes da cidade como a praça Rio Volga, o Mercado Central de Contagem, a Estação JK do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) na avenida João César de Oliveira e a Fábrica, Museu do Trabalhador.
De acordo com presidente da Transcon, Sant Clair Terres, a via será construída em concreto armado pigmentado com cada uma das pistas (ciclovia e caminhada) com largura de 1m20, com iluminação moderna, travessias sinalizadas, com acesso para pessoas que utilizam cadeira de roda, paisagismo nos jardins ao longo do trajeto. O investimento é de R$4,2 milhões e é uma contrapartida da Construtora Direcional, que está construindo novos empreendimentos em Contagem. As obras começam na segunda quinzena de setembro e serão feitas por etapas para não haver necessidade de fechar a pista aos praticantes de atividade física.
Estavam presentes o vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis; a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mônica Cadaval; a secretária de Meio Ambiente, Maria Tereza Camisão; o secretário de obras Rômulo Perilli; o secretário de esportes, Ivayr Soalheiro; o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues; o administrador Regional Eldorado, Zezé Menezes; os vereadores Vinícius Faria e Léo da Academia.