Com o propósito de impulsionar e dialogar sobre a implementação de políticas públicas para a juventude, em Contagem, representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas para as Juventudes, estiveram presentes, durante os dias 21 e 22/8, nos encontros e atividades promovidas pela “Caravana Participativa Estadual - edição Minas Gerais”.
O encontro aconteceu no auditório do Centro de referência das juventudes (CRJ), em Belo Horizonte. Os eixos temáticos abordados durante o encontro abrangem as áreas de educação; geração de trabalho, segurança pública; acesso à cultura; democratização e garantia do direito à cidade e promoção da saúde.
Desenvolvidas pela Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério da Igualdade Racial, as Caravanas Participativas Estaduais iniciaram em maio deste ano com o objetivo de construir coletivamente o Plano Juventude Negra Viva (PJNV).
Durante os últimos meses, a caravana percorreu diversos estados do país, incluindo Minas Gerais, para formular, em conjunto, as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra. Esse projeto faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interministerial, instituído pelo Decreto presidencial 11.444/2023.
“É muito importante para nós, gestores, a passagem da Caravana Participativa no nosso estado. É fundamental para que possamos ouvir, dialogar e promover o protagonismo da juventude. Durante o encontro apresentamos o programa JUV Contagem, que é uma parceria do Instituto Promover (Iphac) com a Prefeitura de Contagem, na busca pela ampliação do acesso às políticas destinadas às juventudes, bem como a participação juvenil e a construção sociopolítica da nossa cidade”, ressaltou a superintendente de Políticas para as Juventudes, Camilla Marques.
Jovens representantes do Conselho Municipal da Juventude de Contagem, movimentos sociais e de juventude do município, gestores da Estação Juventude, a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, e a vereadora Moara Saboia também estiveram presentes à Caravana Participativa.