Neste sábado (26/8), os órgãos de Defesa Civil de Contagem e de Belo Horizonte fazem, em conjunto, um simulado na avenida Tereza Cristina, na divisa entre as duas cidades, às 9h. Para garantir a segurança e o bom andamento da ação, as vias terão o trânsito interditado a partir das 8h (confira abaixo os locais).
O objetivo é treinar a equipe para atuar em situações de emergência, como inundações e alagamentos, bem como para colocar em prática ações de monitoramento vias, moradias, comércios e indústrias da região, as quais estão suscetíveis à inundação devido à confluência do Córrego Ferrugem com o Ribeirão Arrudas.
A dinâmica será realizada de acordo com as previsões climáticas fornecidas pelo Centro Integrado de Operações (COP-BH) e Centro Integrado de Comando e Controle de Contagem (CICC), que são os setores de meteorologia das defesas civis de cada município. Também estarão presentes a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) e Guarda Civil de Contagem (GCC).
Durante a ação, as vias serão fechadas nos três pontos que serão monitorados, como se segue:
Ao todo serão mobilizadas duas viaturas da GCC e uma viatura da Defesa Civil de Contagem, que terá como foco o “Ponto 05”. A permanência dos agentes no local, onde são realizados os bloqueios, tem como foco a dinâmica dos riscos.
“Vejo de suma importância a parceria das defesas civis de Belo Horizonte e Contagem dentro do Protocolo Tereza Cristina, visto que o evento acontece em área limítrofe. A cada ano ou a cada período chuvoso, os dois municípios têm conseguido minimizar os impactos causados pelo alagamento por meio de vários mecanismos, avisos, alertas e fechamento de vias. Conseguimos reduzir drasticamente as tragédias que aconteciam nesses locais graças aos treinamentos”, explicou o coordenador de proteção da Defesa Civil de Contagem, Renato da Silva.
Simulado na avenida Tereza Cristina
Dia: sábado (26/8)
Horário: 9h (as vias serão fechadas a partir das 8h)
Locais: Ponto 05, av. Presidente Castelo Branco com rua Luminosa; Ponto 06, rua Padre Flávio com rua Senador Lúcio Bitencourt; Ponto 07, rua Monsenhor Horta com rua Senador Lúcio Bitencourt.