A palestra “Accountability: Desvendando os Pilares do Sucesso”, realizada na terça-feira (8/8), no auditório da Prefeitura de Contagem, propôs uma mudança de mentalidade aos participantes. A master coach e especialista em mudança comportamental e inteligência emocional e master trainer em aprendizagem vivencial, Elda Sales, conduziu o encontro para mostrar que o verdadeiro sentido da palavra Accountability, muito traduzida como “prestação de contas”, na verdade, envolve atitude, autorresponsabilidade e comprometimento com as próprias metas e as da equipe. A palestrante começou apresentando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que revelam que a depressão é a principal causa de incapacidade em todo mundo, afetando cerca de 264 milhões de pessoas, que apresentam problemas de saúde física e mental, como o estresse emocional, por exemplo, muito comum entre trabalhadores. Ela disse que “precisamos a aprender a manejar o estresse do trabalho e da vida pessoal, abraçando a responsabilidade e a persistência para alcançar os nossos objetivos.”
Segundo Elda, esse processo exige uma mudança de mentalidade e de comportamento, como ter mais tolerância para ajudar o outro e, ao mesmo tempo, não ser passivo, e ficar apenas esperando as coisas acontecerem. “É preciso fazer escolhas e tomar decisões que ajudem a nos libertar do medo do fracasso, da falta de direção, da tendência de culpar aos outros, e, por fim, nos livrarmos da ansiedade, assumindo as rédeas da nossa própria vida”, pontuou.
Elda ressaltou que “as nossas atividades devem ser alinhadas aos nossos valores, para favorecerem a conexão social necessária e a busca por propósito”, que são fundamentais para uma vida longa e saudável. De acordo com ela, “escolher” significa ser responsável pelas próprias ações, decisões e resultados. “É assumir a responsabilidade pelos impactos de suas atividades, sejam elas positivas ou negativas, é exercer o protagonismo, se comprometendo com você, com as suas expectativas e as da equipe”, exemplificou.
Segundo a coach, para alcançar o sucesso, tanto na vida pessoal quanto na carreira, é necessário autoconhecimento, metas definidas, comprometimento e responsabilidade durante todo o processo. “É preciso ter um objetivo claro e definido, estabelecer o que, o como, o onde, o porque, para quem, o quando e o quanto, trabalhando, avaliando e acompanhando cada etapa”.
Por fim, Elda disse que é importante estabelecer pelo menos três prioridades para cada dia e ao final do dia se perguntar qual foi lição aprendida e ser grato por todo o conhecimento adquirido.
A palestra "Accountability" foi uma promoção da Escola de Governo de Contagem, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, visando a formação e o aprimoramento dos servidores municipais de Contagem.
Confira a galeria de fotos https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720310347922