Com o objetivo de promover o conhecimento e a reflexão dos servidores municipais sobre o tema da diversidade, a Prefeitura de Contagem realiza, na próxima quarta-feira (9/8), das 8h às 13h, o “Seminário Municipal: Respeito às Diferenças como Premissa da Política Pública”.
O evento pretende provocar a reflexão sobre o efeito do comportamento machista e da violência institucional no acesso às políticas públicas, promover e disseminar conhecimento, bem como as estratégias de enfrentamento e de garantia de direitos. O objetivo é fomentar o atendimento humanizado, visando a redução da intolerância às diferenças sociais.
A capacitação é voltada aos servidores públicos municipais e outros agentes públicos, visto serem o principal protagonista das políticas públicas, estando inseridos em todo o processo, perpassando desde o planejamento até a execução dos projetos e mesmo como usuário.
Será emitido certificado de participação com o total de 3 horas/aula. O certificado será enviado automaticamente aos participantes inscritos. As vagas são limitadas e os servidores interessados deverão confirmar a participação por meio de inscrição pela plataforma Sympla, clicando aqui.
O evento é uma promoção da Escola de Governo de Contagem, vinculada à Secretaria Municipal de Administração.
Palestras
As palestras serão mediadas pela superintendente de Medicina e Segurança no Trabalho, Carla França, psicóloga da Prefeitura de Contagem, especialista em Saúde Mental e Trabalho; Gestão Estratégia de Serviços de Saúde; e em Saúde Mental e Clínica.
A temática do “Racismo” será abordada pelo professor e mestre em educação, João Carlos Pio de Souza . Ele é membro da Coordenação Nacional do Fórum da Educação Básica da ABPN; e da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade Quilombola dos Arturos de Contagem; Ogan do Ilé Axé Alá Tooloribi; além de superintendente de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura Municipal de Contagem.
Jailane Devaroop Matos, debaterá o tema do “Machismo”. Ela é mestre e doutora em Direito e Justiça; integrou a equipe de pesquisadores da Comissão da Verdade em Minas Gerais (2017). Foi diretora de Educação em Direitos Humanos, superintendente de Políticas de Promoção de Direitos e Cidadania, coordenadora da Casa de Direitos Humanos de Minas Gerais e coordenadora da Política Estadual para Mulheres (2020-2022), na Subsecretaria de Direitos Humanos de Minas Gerais. É autora do livro "Walter Benjamin e o Direito", publicado pela Editora Lumen Juris (2018).
Já o professor Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp, debaterá a temática da “Violência Institucional”. Ele é conselheiro seccional da OAB Minas Gerais, membro consultor da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Federal, conselheiro gestor do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. É doutorando em Direitos Humanos, Integração e Estado Plurinacional na PUC-Minas.
Serviço:
Seminário Municipal: “Respeito às Diferenças como Premissa da Política Pública”
Data: 9 de agosto - das 8h às 13h
Local: Funec/ Centec - rua Bernardo Monteiro, 20 - Centro - Contagem