A Prefeitura de Contagem informa que a partir deste domingo (23/7) até o dia 5 de agosto será realizada uma interdição na estrada LMG-808, no trecho que vai do Corpo de Bombeiros Militar até o entroncamento com a estrada Chico Mendes, na região do bairro Praia.
Será realizado o içamento de vigas de concreto para a continuidade das obras de construção de um viaduto no local, que faz parte da implantação da avenida Maracanã, que é o maior projeto de infraestrutura, mobilidade e saneamento de Contagem.
As obras estão a pleno vapor, com avanços notórios e trazendo benefícios para quem mora ou frequenta a região Sede. Quando estiver concluído, o novo corredor vai facilitar a vida de cerca de 220 mil pessoas que atravessam a cidade diariamente.
O desvio temporário no trânsito será de aproximadamente 100 metros, realizado pela lateral da estrada.
Este desvio contará com velocidade reduzida. Equipes especializadas irão coordenar o trânsito e serão realizadas ações de umidificação da pista, 24h por dia durante a execução, para minimizar o levantamento de poeira durante o período.
Para esta fase dos trabalhos, o bloqueio será necessário para que as equipes executem o içamento com segurança, já que a operação envolve o manuseio de estruturas pesadas e de grande porte, representando um alto risco, o que torna essencial a restrição do tráfego de veículos.
Avenida Maracanã
Além de garantir inúmeros benefícios para Contagem com a redução do tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô do Eldorado, haverá uma relevante diminuição do volume de tráfego no centro histórico da cidade.
Os impactos positivos alcançarão toda a região metropolitana, integrando cidades como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, além das regiões de Contagem, como Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Eldorado.
“Esta é uma obra estratégica para Contagem, para a mobilidade, o saneamento, e que vai trazer muito desenvolvimento para o município”, ressaltou a prefeita Marília Campos.
Conjunto de obras
O pacote de obras do complexo inclui a execução de 4,5 km de via, com três faixas de tráfego para cada sentido, sendo uma de cada lado exclusiva para ônibus; uma ciclovia; um viaduto sobre a rodovia LMG-808; cinco pontes e duas galerias para transposição dos cursos d’água, sendo uma localizada no início da avenida Maracanã com rua Albert Schwaitzer. A outra no ponto onde o córrego deixa o leito da via para sua continuação no leito natural e 3,3 km de galerias de macrodrenagem.
Haverá, ainda, a execução de 3,5 km de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro, que solucionará os problemas de enchentes em períodos chuvosos; a implementação de um parque linear ao longo do leito do córrego e uma área verde gramada e reflorestada nos canteiros, priorizando a sustentabilidade ambiental no município.
Serão realizados também 15,5 km de redes de drenagem superficial e respectivos dispositivos de coleta das águas pluviais implantadas; 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto, garantindo acesso da população local ao saneamento básico e à coleta regular de lixo, melhorando as condições sanitárias dos cidadãos, além de iluminação pública em LED por toda a via.
Galeria de fotos: Janine Moraes/PMC