11 JUL 2023
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Contagem reafirma cultura inclusiva e leva cegos e surdos à exposição “Portinari Raros”
Foto: João Pedro Alcântara/PMC

Emoções transmitidas pelo olhar e pela sensibilidade do toque e dos sons despertaram a imaginação, de cegos e surdos, que deixaram a criatividade aflorar, tocados pela beleza da exposição “Portinari Raros”. A experiência sensorial ocorreu na tarde dessa segunda-feira (10/7), quando cerca de 30 pessoas com deficiência visual e auditiva e seus acompanhantes, estiveram no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Belo Horizonte,  para conhecer as obras de arte do artista.

A ação integra o Projeto “Cultura Inclusiva”, desenvolvido pela Prefeitura de Contagem com o intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência em atividades artístico-culturais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Duas equipes do CCBB ficaram à disposição do grupo, sendo uma para pessoas cegas e outra para pessoas surdas. “Fomos muito bem recebidos e acolhidos. Fizeram uma boa audiodescrição de tudo que se propuseram a mostrar. Descreveram com detalhes os quadros, viagens, histórias, os utensílios e vestimentas, para trazer mais próximo da realidade o que está exposto”, ressaltou Anderson Elias da Silva, 43, cego.

Foto: João Pedro Alcântara/PMC

De acordo com a mediadora, tradutora e intérprete de libras do CCBB, Dinalva Andrade Martins, a visita é uma oportunidade das pessoas conhecerem mais sobre a arte e a cultura, recebendo informações de forma acessível. "Para as pessoas surdas, a visita é ministrada diretamente em libras, sendo a comunicação feita diretamente com elas. Já para as pessoas cegas, a visita é guiada com recursos sensoriais e audiodescrição”, explicou.

Foto: João Pedro Alcântara/PMC

O público se encantou com diversos trabalhos originais do artista, no formato físico e digital, sendo algumas obras pouco vistas ou nunca antes expostas. Animada com a visita, Áurea Helena Barroso, 62, surda, contou que é a segunda vez que visita o Centro Cultural. "Hoje, depois de vários anos, volto com minhas atuais colegas para ver essas obras de arte fantásticas”.

Moradora do bairro Jardim Filadelfia, Áurea ficou maravilhada em ver e reconhecer vários locais pintados pelo artista plástico Candido Portinari. "Eu viajo muito, então identifico com facilidade os locais que já estive. Por isso acho tão importante o acesso à arte e à cultura. Esse conhecimento podemos passar para nossos filhos e netos”, argumentou a idosa.

A Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, forneceu transporte gratuito, que teve embarque e desembarque em frente a Associação dos Surdos de Contagem (ASC). “Muitas pessoas com deficiência deixam de frequentar determinados locais, por saberem que não conseguirão usufruir de forma efetiva. Dessa forma, a excursão ao CCBB possibilitou uma experiência totalmente imersiva a todos que estavam presentes”, afirmou a superintendente, Dandara Matchelli.

Projeto “Cultura Inclusiva”

A visita faz parte do Projeto “Cultura Inclusiva”, da Superintendência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que objetiva desenvolver ações que proporcionem uma cidade inclusiva para todos os cidadãos sem qualquer tipo de discriminação. O projeto conta com uma série de atividades artístico-culturais, esportivas e recreativas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, inclusive, com ingressos e transporte gratuitos.

“Portinari Raros”

Entre 14 de junho e 7 de agosto, o CCBB BH recebe a exposição “Portinari Raros”, que reúne cerca de 200 obras de Cândido Portinari, um dos mais célebres artistas brasileiros de todos os tempos. Os ingressos para a exposição são gratuitos e podem ser retirados aqui ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte.

Clique aqui e confira a galeria. Fotos: João Pedro Alcântara/PMC

Autor: Raquel Lopes / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo