O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) vai melhorar a mobilidade urbana, trará mais modernidade, eficiência e integração para a cidade, além de garantir mais segurança para os usuários do transporte público de Contagem. Nesta quarta-feira (28/6), representantes da administração municipal e da empresa responsável pelas obras visitaram as estações de transferência de passageiros que compõem o sistema.
O SIM é composto por dez estações, que estão em obras e quatro terminais, sendo que dois já estão concluídos e dois estão aguardando licitação para serem iniciados.
A prefeita Marília Campos visitou oito das dez estações, na av. General David Sarnoff e ao longo da av. João César de Oliveira, para acompanhar o andamento das obras. Na ocasião, ela afirmou que para o sistema funcionar corretamente é preciso que todas as estações e terminais sejam concluídos.
Marília também explicou como será o funcionamento do novo sistema, onde a população poderá transitar por todas as regionais da cidade, usando apenas uma única tarifa, e está sendo estudada a possibilidade do usuário desembarcar da estação nos horários de entrepicos e fazer uma integração temporal, ou seja, ele terá um tempo para sair das estações e voltar sem ter que gastar uma nova tarifa.
“Com o sistema funcionando, com apenas uma tarifa, as pessoas vão poder sair e circular por toda a cidade. Por exemplo, vão sair da região de Nova Contagem e ir para o Ressaca só mudando de veículo na estação, mas sem pagar uma nova passagem. Tudo isso para melhorar e muito o transporte coletivo em Contagem, além de ser um sistema integrado com a região metropolitana, que é o nosso objetivo”, declarou.
A chefe do Executivo afirmou que a Prefeitura tem trabalhado para articular com o governo estadual, para que a integração com o transporte metropolitano seja realidade em Contagem e que a população possa utilizar os ônibus na região metropolitana usando apenas uma tarifa.
O novo sistema de transporte e mobilidade será mais eficiente, sofisticado, bem-planejado, moderno, tecnológico com investimento em monitoramento para atualizar o passageiro com informações sobre os ônibus e comunicações institucionais, videomonitoramento com câmeras para garantir segurança dos usuários do transporte coletivo, facilitando a vida da população contagense, além de contribuir para o crescimento econômico do município.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, afirmou que as obras estão acontecendo em várias frentes e com avanços de obras entre 60% e 80%. Outra importante etapa de implantação do novo sistema de transporte público é o processo licitatório para iniciar as obras dos dois terminais que faltam, os terminais da Sede e Darcy Ribeiro, que serão iniciados em breve.
“Estamos trabalhando em várias frentes para concluir essas intervenções que mudarão a vida da população, que terá um transporte público mais eficiente, com ônibus de qualidade, proporcionando mobilidade a todos os cidadãos com acessibilidade e inclusão social”, disse o secretário.
As obras das estações do SIM foram retomadas em 2021, após a Prefeitura rescindir o contrato com a empresa vencedora da licitação, que alegou dificuldades e atrasou os cronogramas. A segunda colocada na licitação, Consórcio KTM e Perfil Engenharia, assumiu as obras que já estão em fase de acabamento.
Conforme o diretor de obras na KTM Administração e Engenharia Ltda, Renato Rodrigues Rocha, a parte interna das estações já está praticamente concluída, faltando só a parte de acabamento. Já no lado externo, as equipes estão focadas em realizar a pavimentação asfáltica e a pavimentação de concreto na parte onde os ônibus vão parar e pegar os usuários das estações.
“Nossa expectativa é concluir essas intervenções nos próximos meses e entregar todas as estações totalmente concluídas aguardando só o momento de serem utilizadas”, finalizou.
Sistema Integrado de Mobilidade
O SIM conta com dez estações ao longo do Corredor Norte Sul - Trecho II, sendo a 1 na LMG-808, altura do bairro Granja Ouro Branco, a 2 próxima à Receita Municipal, a 3 ao lado do viaduto Beatriz, a 4 em frente ao Hospital Municipal de Contagem, a 5 no centro comercial do Eldorado, a 6 perto do Camelódromo do Eldorado, a 7 no encontro da av. João César de Oliveira com a avenida Olímpio Garcia, a 8 no cruzamento com a av. Marechal Castelo Branco, a 9, em frente ao Itaú Power Shopping e a 10, a poucos metros da praça Papa João XXIII.
E quatro terminais, dois concluídos, o do Ressaca e Petrolândia, e dois que serão licitados em breve, na região Sede e na altura do bairro Darcy Ribeiro, na região de Vargem das Flores.