Os investimentos feitos pela Prefeitura de Contagem em infraestrutura vêm contribuindo, de forma relevante, para a retomada do crescimento do município. Um dos principais impulsionadores do desenvolvimento da cidade é o Programa “Asfalto Novo”, que está em sua segunda etapa, gerando empregos e criando cada vez mais oportunidades para todos.
O projeto de revitalização de vias, que contempla mais 78 ruas e avenidas da cidade nesta segunda etapa, está priorizando os grandes corredores comerciais e os distritos industriais, que têm muito tráfego de ônibus, caminhões, e onde as pessoas mais circulam. Assim, a mobilidade se torna mais eficiente tanto para a população quanto para o transporte público e de cargas.
Em visita a uma das principais áreas de indústrias da cidade, no Cinco, a prefeita Marília Campos pôde acompanhar as obras da rua Haeckel Ben-Hur Salvador, que terá requalificada toda a sua extensão de 1,5 km, entre a avenida João César de Oliveira e a Praça Cinco, e conversou com empresários que estão expandindo os negócios em Contagem, graças às ações realizadas pelo governo.
“Melhorando a infraestrutura da cidade, não só fortalecemos as empresas que aqui estão instaladas, como estimulamos que mais empresas venham para Contagem. A Prefeitura trabalha muito para que o município progrida e tenha mais desenvolvimento econômico e social, com mais empregos”, avaliou a prefeita.
O vice-presidente da Patrus Transportes, Marco Antônio Patrus, ressaltou a importância do distrito industrial localizado no bairro Cinco, em Contagem, e agradeceu pelos investimentos feitos pela Prefeitura. Além da rua Haeckel Ben-Hur Salvador, a avenida Trajano de Araújo Viana, uma das principais da região, foi completamente revitalizada na 1ª etapa do Programa Asfalto Novo.
“O Cinco é um condomínio perfeito, com vias largas. Contagem é um polo logístico e precisa de investimento em infraestrutura. Estamos em uma região que tem muita mão de obra, então é muito bom vermos que esta área está sendo preservada, gerando valor para o município”, afirmou o empresário.
O resultado do investimento na melhora da mobilidade e da boa gestão pública é atestado pelos relevantes números que o município vem apresentando, com a chegada de novas empresas que encontraram o ambiente propício aos negócios em Contagem, e o aumento de emprego e renda, como destacou o secretário de desenvolvimento econômico, Renê Vilela.
“Temos empresas líderes nacionais que estão expandindo as atividades em Contagem e esta atitude da atual gestão de priorizar a infraestrutura, que estava abandonada há alguns anos, tem criado condições para a vinda de novas empresas. O Cinco é um distrito industrial muito estratégico e estava, em parte, ocioso. Mas, desde o início deste governo, temos 15 novos projetos e empresas novas que se instalaram no município. Por isso, Contagem passou à condição de segunda maior geradora de empregos de carteira assinada de Minas Gerais. Passamos de 3.300 empregos gerados, em 2020, para 22.400 novos empregos, em 2023. Agradecemos por estes investimentos que fazem a cidade retomar o seu crescimento com inclusão”, pontuou.
Se o Programa “Asfalto Novo” tem sido altamente benéfico para os setores produtivos e econômicos da cidade, não é diferente para a população. As pessoas estão se sentindo mais seguras para se deslocar e sentindo o impacto positivo, inclusive no bolso, já que vias de qualidade são sinônimo de menos problemas mecânicos para os veículos. Lucas Vieira, que trabalha há dois anos em uma empresa localizada na rua Haeckel Ben-Hur Salvador, comemorou a evolução das obras de requalificação.
“Está ficando ótimo. Fico feliz de ver as máquinas trabalhando, a via ganhando uma nova cara. Esta revitalização vai evitar acidentes, vai deixar o trânsito muito melhor e trazer até economia para os motoristas. Já presenciei muitos carros furando pneu ou quebrando aqui. Agora vai ser outra realidade”, concluiu.
A 2ª etapa do Programa Asfalto Novo conta com frentes de trabalhos, atualmente, nas regiões do Eldorado, do Riacho e do Nacional. Em breve, as ações serão estendidas para mais ruas. No total, 63 km de vias serão atendidas com novo pavimento e obras complementares de implantação de sarjetas e meios-fios, sinalização horizontal e vertical, além de drenagem superficial, rampas de acessibilidade e adequações de trânsito. O investimento feito pelo município para a revitalização de vias é de R$136 milhões.
Clique e confira a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC