A Prefeitura de Contagem tem reunido esforços para zelar pelo cuidado com a cidade e, dentre as diversas ações realizadas nas oito regiões, estão os serviços periódicos de capina, que puderam ser ampliados após o fim do período de chuvas. Este serviço contribui, também, para a melhoria da segurança e da saúde da população.
Em 2022, quase 3 mil km de vias foram capinadas e 112 mil km foram varridos. É buscando resultados como este que a Prefeitura de Contagem, por meio das equipes da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos, que executam este serviço, aumentaram de 13 para 20 neste ano, o que corresponde a ampliação de 53% no contingente de trabalhadores.
Os mutirões de capina se concentram na retirada de vegetação “invasora” - incluindo a raspagem de terra e barro - e também a varrição dos locais capinados, incluindo calçadas e sarjetas. O serviço é executado com a utilização de máquina capinadeira, de uso urbano, além do trabalho manual com o uso de enxadas, chibancas, picaretas e outras ferramentas. A roçada, corte e aparamento de grama são feitos com roçadeira costal mecânica.
Embora não seja uma medida sanitária, já que o mato alto não é um fator de aumento de arboviroses, mas, sim, o descarte irregular de lixo, que gera acúmulo de água parada, a capina é de suma importância para a qualidade de vida da população. Aliada à revitalização das vias, a capina proporciona ambientes mais agradáveis e convidativos. Problemas de mobilidade também são mais facilmente resolvidos com a manutenção das áreas públicas. Além disso, ao melhorar a estética da cidade com a capina, há maior promoção de interação social e estímulo ao comércio local.
A Prefeitura garante estes e outros serviços de manutenção, mas conta com a atuação efetiva da comunidade para conservação dos locais públicos e na gestão adequada do lixo.
Para solicitar intervenções, basta entrar em contato com a Administração Regional mais próxima.
Galeria de fotos: Janine Moraes