A Prefeitura de Contagem promoveu, na última sexta-feira (12/5), a segunda edição do Projeto Oca Ilê – Cine Circuito Contagem, fomentado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, completado no edital Movimenta Cultura. Um dos principais objetivos da ação foi estabelecer uma troca de saberes sobre ancestralidades e culturas urbanas junto às juventudes. O evento foi sediado na recém-inaugurada Estação Juventude, equipamento destinado aos jovens de Contagem.
O Projeto Oca Ilê é um “Espaço Templo Multiétnico” enraizado no encontro de saberes e tecnologias ancestrais advindas de povos tradicionais, como comunidades quilombolas em contexto urbano; povos indígenas não aldeados; irmandades de Nossa Senhora do Rosário e religiões de matrizes africanas das mais diversas nações.
Nesse sentido, a ação contou com a participação de diversas lideranças religiosas e culturais de Contagem que dedicam suas vidas defendendo a cultura, os territórios e comunidades que os cercam. “O estabelecimento do diálogo com jovens da cultura urbana transmite e mantém viva a memória e os saberes dessas lideranças, das suas comunidades e de seus povos”, ressaltou o secretário de Direitos Humanos, Marcelo Lino.
A programação do evento contou com o sarau aberto ao público, com intervenção poética das artistas Venus e Zi Reis; roda de capoeira, com o professor Café e seus discípulos/alunos; roda de conversa com a temática “Culturas Urbanas e Ancestralidades”; rodada de batalha de Rap, com os coletivos de Contagem.
A ação faz parte do Programa “Contagem na Década Afrodescendente: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, que está alinhado com lei municipal 4812/2016, que instituiu o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Plampir) e integra o Mês de Enfrentamento e Combate ao Racismo, lei 4.717/2015.
O superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial, João Pio, destacou que a realização do Projeto Oca Ilé, uma ação de parceira, no Mês de Enfrentamento ao Racismo, é fundamental para permanência do diálogo com a cidade e para o foco em ações para a construção de uma Contagem antirracista.
A atividade contou com a coordenação da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.