Nesta quinta-feira (2/10), ocorreu a 14ª edição das Olimpíadas da Maturidade, no Ginásio Poliesportivo do Tropical, em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa. O evento contou com apresentações do coral da maturidade, de dança e percussão, pelo Bloco “Namastreta”, composto, em sua maioria, por pessoas idosas.
Os participantes competiram em modalidades como jogo de dama, chute a gol, corrida de bambolê e basquete (arremesso à cesta). Todas as atividades tiveram premiações para o primeiro, segundo e terceiro lugar, além de uma medalha para todos que participaram e prestigiaram a ação.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino, ressaltou a necessidade desse tipo de ação na atual gestão da cidade. “Nós estamos celebrando essa semana o mês da pessoa idosa e, nada melhor do que celebrar mostrando como o idoso é capaz de ter uma vida ativa, praticar esporte e ter mais qualidade de vida”, afirmou.
A subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Saramíreis Castro, também reforçou a importância das ações de valorização da pessoa idosa. “Esses programas são um instrumento de valorização da pessoa idosa, de torná-la mais ativa e de fazer com que a saúde e bem-estar seja o principal ponto de partida para poder trazer o sentimento de pertencimento da sociedade e elevação da auto-estima”, reforçou.
O principal objetivo do evento é promover e incentivar a prática de atividades físicas da pessoa idosa. Oferecendo lazer, recreação, cultura e entretenimento, as “Olímpiadas da Maturidade” buscam estimular a atividade física e inclusão, contribuindo para a criação de vínculos sociais, bem-estar e qualidade de vida da pessoa idosa.
Envelhecimento ativo
Segundo a superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e presidente do Conselho Regional do Idoso de Contagem (Comic), Ivone Castro, realizar eventos para a maturidade é motivador. “Essa é a 14ª edição e as pessoas idosas se movimentam muito para organizar e fazer a entrega da melhor forma possível”, declarou.
Rita Maria da Silva é moradora de Vargem das Flores e participou do evento com animação. “Essa atividade beneficia a todos nós da terceira idade, tanto a nossa saúde física, quanto mental. Os exercícios são muito bons para o nosso dia a dia. Eu só tenho que agradecer a Deus, a gestão municipal e todos os organizadores desse evento. Muito obrigado por tudo”.
Leida Tavares estava representando a região do Petrolândia e se mostrou muito alegre e entusiasmada com o projeto. “É um prazer imenso estar aqui, levanta o astral da gente, é muito bom. Fico muito lisonjeada por participar desse projeto, parabéns a todos. É muito gratificante, estou amando”, celebrou.
Mês da valorização da pessoa idosa
Durante o mês de setembro, foram realizadas antecipadamente outras ações em comemoração ao mês da valorização da pessoa idosa, celebrado em outubro. Entre elas, estão a roda de conversa com tema “Envelhecer com Cidadania, Direitos e Participação Social”, o baião da primavera e atividades em todas as regionais da cidade.
Para Cléo Vericio, que disputou a corrida de bambolê, representando a região Ressaca, é de suma importância que a Prefeitura organize eventos como esse. “Todo esse movimento é para promover a saúde e bem-estar da pessoa idosa. Hoje a Prefeitura proporciona todas essas atividades para aumentar nossa qualidade de vida, e ativar as funcionalidades do nosso corpo.”, acrescentou.
A Prefeitura de Contagem reforça seu compromisso em garantir, inclusão social e qualidade de vida para pessoas idosas, além de mais programas como este que proporcionam momentos de diversão e lazer, trazendo conforto e pertencimento para essas pessoas.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.