Para garantir o compromisso de tornar os atendimentos ao público mais inclusivos e respeitosos, a Administração Regional Industrial ofertou aos trabalhadores da rede, a primeira formação sobre a pauta LGBT+, realizada pela Superintendência de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O objetivo foi sensibilizar e qualificar os servidores públicos nas questões que envolvem o atendimento desta população.
A pauta visa o fortalecimento da equidade, respeito à diversidade e combate à discriminação nos atendimentos e ambientes de trabalho. Durante a formação, foram esclarecidas as dúvidas dos presentes sobre estratégias de acolhimento e como oferecer o atendimento adequado, considerando a identidade de gênero, e os direitos da população LGBT+, com atendimento humanizado, desconstrução de preconceitos e papel das instituições públicas na promoção da cidadania LGBT+.
A superintendente de Defesa do Direitos Humanos e Diversidade Sexual em Contagem, Karol Maia, reforçou que a iniciativa dessa formação foi levar o letramento em direitos humanos para as regionais do município, colaborando para construir uma Contagem mais justa e respeitosa com todas as identidades. “Adaptamos a linguagem à realidade do cotidiano dos trabalhadores, para que o atendimento ao público seja simples, humanizado e eficaz. Queremos que os servidores estejam aptos a garantir direitos na ponta, sem que a população precise recorrer à superintendência. Essas formações promovem mudança de cultura e demonstram o compromisso ético e político da cidade com a inclusão e a dignidade humana”, concluiu.
Esta ação integra o programa “Mais Direitos Humanos” e atende à diretriz da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de promover formações contínuas para a rede com foco na garantia de direitos. A formação na Regional Industrial foi realizada a convite da administradora Mara de Castro, que destacou a importância da iniciativa. “A capacitação das pessoas que trabalham na gestão pública promove a compreensão da importância de tratar o outro com gentileza, respeitando a diversidade e as orientações de cada um. No serviço público, mais do que nunca, precisamos saber como lidar e como respeitar as diferenças. Por isso onde trabalho, sempre faço questão de incentivar esse tipo de formação para que o time esteja alinhado nesse respeito”, afirmou.
A formação possibilitou aos trabalhadores esclarecerem dúvidas sobre o atendimento à população LGBT+, vendo isso como uma grande oportunidade de aprendizado na forma que prestam o seu serviço no dia a dia. A entrevistadora do Cadastro Único da Regional Industrial, Ana Paula Santos, contou sobre sua experiência. “Essa capacitação foi essencial para aprendermos formas de abordagem respeitosa, uso do nome social e compreensão das legislações. As leis mudam constantemente, então é fundamental manter esse tipo de formação. Foi uma experiência muito proveitosa”
A gerente de Assistência, Direitos Humanos e Cidadania, Ana Paula Lopes da Silva, conhecida como Ana Black, destacou a importância de conhecer os direitos e as políticas públicas para garantir atendimento humanizado e acolhedor.“Esse aprendizado vai além do campo profissional, poderei atuar com mais empatia, respeito e articulação com outros serviços. Na vida pessoal, a formação quebrou paradigmas e reforçou seu compromisso em valorizar a diversidade, combater o preconceito e apoiar as pessoas ao meu redor. Sinto-me ainda mais preparada para contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Ana Paula.
Núcleo de Referência LGBT+
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: av. José Faria da Rocha nº. 1016, Eldorado
Telefones: (31)3615-0550/0551
Email: maisdireitoshumanos@contagem.mg.gov.br
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.









