Equipes técnicas da Prefeitura de Contagem identificaram duas minas d'água na região Riacho e, prontamente, realizaram o redirecionamento de forma sustentável das nascentes, localizadas na rua Rio São Francisco, no Novo Riacho, e na avenida Vila Rica, no Inconfidentes. Elas brotavam na superfície gerando acúmulo de água e transtornos para os moradores. As intervenções foram realizadas pela Subsecretaria de Obras e Manutenção.
A situação no bairro Novo Riacho afetava a Escola Estadual Mário Elias de Carvalho. No local, a água que brotava da nascente se acumulava na rua gerando prejuízos à qualidade do asfalto e dificultando o trânsito de alunos e pais. Sem as correções, o risco era de provocar erosões e colapsos na estrutura da via.
“Temos que levar em conta o fato de a mina d’água ser um importante recurso para a natureza. Sendo assim, o principal objetivo dessa ação é proteger a nascente a direcionando de forma sustentável e eficiente. Solucionamos o problema dos moradores sem causar danos aos recursos ambientais”, explicou o subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota.
Após a instalação do dreno de água e seu direcionamento para a rede de drenagem pluvial, o passeio e o asfalto foram recompostos. O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, ressaltou que “a segurança dos moradores é sempre colocada em primeiro lugar, sendo assim, optamos, junto com a subsecretaria, pela solução ecologicamente correta que já é realizada em diversas outras minas do município”.
O mesmo aconteceu na avenida Vila Rica, localizada no bairro Inconfidentes, na altura da rua José Amado da Silva. No trecho onde a mina foi identificada, 42 metros de tubulação foram instalados para o direcionamento da água para a rede de drenagem existente.
A Prefeitura segue realizando vistorias com o foco em cuidar da cidade. Os moradores podem apresentar demandas e solicitar intervenções diretamente em contato com as administrações regionais.
Confira os endereços e contatos das administrações regionais de Contagem