Na manhã desta terça-feira (14/2), ocorreu, no Centro Integrado da Defesa Civil (Cids), a cerimônia de dispensa dos jovens que fizeram o alistamento militar. O ato, que contou com a presença de autoridades, simboliza a entrega de certificado a 58 jovens do município, algo que não ocorria há três anos, por conta da pandemia.
De acordo com a coordenadora da Junta Militar de Contagem, Vanessa Leite, durante a solenidade, os jovens se comprometeram a cumprir com as obrigações militares e atender a convocação de emergência caso necessário. O juramento é feito em cumprimento ao parágrafo 6º do artigo 107, e os artigos 216 e 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar, que têm como objetivo dar ciência aos dispensados de seus deveres cívicos. Eles realizaram também o juramento à bandeira.
“Este é um momento importante para os jovens da nossa cidade que, apesar de terem sido dispensados do serviço militar obrigatório, estão todos aptos e poderão ser convocados em caso de necessidade. O ato reforça o compromisso desses jovens em defesa da pátria, além de desenvolver o sentimento de cidadania”, explicou Vanessa.
Para a secretária de Defesa Social, Viviane França, a ação tem muita representatividade para o município e para o país. “Além de certificar os jovens com esse importante documento, a cerimônia também fortifica o compromisso deles para com o nosso país, com a defesa da democracia e das instituições democráticas”.
Além de familiares e amigos, prestigiaram a solenidade: o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, administradores regionais, vereadores, o capitão Leandro, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (BMMG) e a tenente Estefani, do 39º Batalhão da PMMG.