A Prefeitura de Contagem mantém parceria com a Associação dos Surdos de Contagem (ASC) com o objetivo de atender a população surda que necessita de informações sobre os serviços prestados na cidade. O convênio se dá via Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e os interessados devem agendar previamente uma videoconferência, que será feita na sede da Prefeitura ou em uma das regionais, conforme a demanda e necessidade da pessoa.
O coordenador do Projeto Central de Libras e membro da ASC, Dener Oliveira Vasconcelos, acompanhado da intérprete, Carmem Regina Miranda, explicou que “por meio da videochamada, a pessoa surda informa o que necessita ao agente público e recebe a orientação sobre como proceder para receber a questão”. O atendimento é intermediado por um dos intérpretes cadastrados na associação.
A gerente de Atendimento da Regional Industrial, Ana Paula Lopes da Silva, apontou o sucesso na assistência a uma moradora, que procurou a regional para resolver uma demanda. “Utilizamos a videoconferência, conduzida pela intérprete Carmem Regina, para orientá-la e agendar o atendimento presencial para resolver a demanda”.
Carmem Regina, intérprete de Libras, informou que a maior demanda na central está relacionada aos atendimentos de saúde, mas também há procura para o acompanhamento em entrevistas de emprego e consultas ao Procon.
A Central de Libras atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para agendar a pessoa deve entrar em contato pelos números (31) 2565-0782 / 99263-9286 / 97139-9180, pelo e-mail central.librasasc@gmail.com ou comparecer à rua Riso do Prado, 198 - bairro Jardim Eldorado. A data e horário são definidos pela Central de Libras, conforme disponibilidade dos intérpretes.