O bloco contagense Transborda surgiu, precisamente, em 24 de junho de 2018. Formado por jovens, moradores de bairros periféricos da cidade, o Transborda nasceu pela necessidade dos seus integrantes de ver o potencial que existia internamente fazendo da diversão, um meio de atingir a educação e a politização de pessoas que residiam na região do Ressaca.
“Entender a transversalidade da cultura, diversão e lazer para o desenvolvimento sustentável da nossa região foi o principal avanço, que resultou na criação do movimento transborda”, disse um dos responsáveis pelo bloco, Rafael Gregório.
O nome “Transborda” foi escolhido devido ao “sair para fora das bordas, estar repleto, manifestar com intensidade, lançar em muitas direções”, contou Tainá Babeto, uma das coordenadoras. “A definição do verbo ‘transbordar’ nos ajuda a compartilhar o que é o Bloco Transborda e o motivo da escolha do nome. A descentralização e distribuição do carnaval de rua, protagonizado pela população periférica, feito pela periferia e para a periferia é um dos motivos que nos inspirou a estar nas ruas da cidade, fazendo a festa junto às pessoas”, completou.
Na bateria, cerca de 30 integrantes. Mas as vezes que o bloco foi para a rua arrastou centenas de foliões. Para este final de semana, quando haverá um encontro de contemplados do edital “Movimenta Blocos de Carnaval”, somado a um show de Aline Calixto e o bloco “Esperando o Metrô”, a expectativa é de haver milhares de foliões na praça da Glória. Caixa, repinique, rocar, agogô, surdo e tamborim são alguns dos instrumentos que o bloco irá apresentar ao público a partir das 17h. “Que o dia 11/02 seja um grande marco na continuidade na cultura do Carnaval de Contagem, sobretudo com o protagonismo de artistas e foliões da cidade”, falou Rafael.
O dia do bloco
Além do dia 11/02, o Transborda põe o bloco na rua no dia 25 de fevereiro, entre 12h e 22h. De 12h às 17h na Pracinha do Augusta Medeiros, após às 17h inicia um cortejo pela Rua Xavantes no Vila Pérola até a Rua Balneário, esquina com Castelo Nuevo no Novo Progresso.