Quem passou pela Feira do Eldorado, neste sábado (10/1), fez questão de parar para acompanhar o primeiro ensaio de Carnaval do bloco Namastreta, que reuniu um público de todas as idades para assistir ao desfile. A iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania é um incentivo à cultura popular, à inclusão e à diversão.
A superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Ivone Castro, explicou que a ação, além de ser um momento de ensaio, funciona como um convite ao público. “Neste ano, estamos realizando ensaios preparatórios em diversas regiões para convidar pessoas com 60 anos ou mais que ainda não fazem parte do bloco ou do programa a participarem dos ensaios carnavalescos”.
Confiante no sucesso da edição deste ano, Carla Alcântara, que faz parte do bloco desde o início, destacou o clima positivo do Namastreta. “Hoje é apenas o primeiro ensaio aberto do grupo, mas o terceiro ano do Namastreta na avenida. O clima está excelente, com muita animação. Estamos todos ansiosos pela chegada de todos para o nosso Carnaval em Contagem. Sempre otimistas e com muita energia. Vamos em frente, sem problemas, apenas com Namastreta”, brincou.
Claudio Vargas e seus filhos estavam passeando pela feira e aproveitaram o ensaio para sambar em família. Para eles, que são do interior de Minas Gerais, a ação é muito interessante. “A gente geralmente só vê ensaios das grandes escolas. É muito bacana ver um grupo de pessoas 60+ unido, se divertindo e alegrando toda a cidade”, comentou.

Formado por integrantes 60+, o Bloco Namastreta se prepara para o Carnaval e prova que alegria e disposição não têm idade - Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Namastreta
Criado no final de 2023, dentro do Programa “Contagem na Maturidade”, o bloco Namastreta nasceu com o objetivo de fortalecer a socialização, o bem-estar e a participação cultural das pessoas idosas durante o Carnaval.
Atualmente, o bloco conta com aproximadamente 80 integrantes. O grupo é formado por um público idoso que se apresenta com instrumentos de percussão confeccionados com materiais recicláveis. Além da vivência musical e artística, o bloco também estimula a convivência comunitária, o cuidado com a saúde emocional e o sentimento de pertencimento, valorizando o envelhecimento ativo e cidadão.
O Namastreta está em busca de novos integrantes. Para participar, basta comparecer ao local do ensaio. Confira, abaixo, as datas e locais dos próximos ensaios:
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









