A partir desta sexta-feira (10/2), os moradores de Contagem já podem denunciar os roubos de fios de telefonia (cobre) e cabos de energia. A Prefeitura de Contagem lançou uma ferramenta de peso para combater o vandalismo nos equipamentos públicos: o Disque-Denúncia 31-97306-4423.
Um canal de Whatsapp exclusivo para receber denúncias anônimas, podendo o denunciante incluir vídeos, fotos e áudios. O sigilo é garantido. O novo canal funciona 24 horas. O telefone 153 da Guarda Civil de Contagem (ligação) continuará funcionando também 24h.
A ferramenta foi lançada pela prefeita de Contagem, Marília Campos, em solenidade no auditório da Prefeitura, e faz parte de um conceito de cidade mais segura que está sendo implementado em Contagem, com a instalação de 3.200 câmeras de videomonitoramento em equipamentos públicos. “Estamos defendendo o patrimônio público e privado. Além dos prejuízos financeiros, temos os prejuízos para a população com o fechamento de escolas, a suspensão do atendimento do Hospital Municipal, das Unidades Básicas de Saúde e até das secretarias municipais como já ocorreu. Outro dia estive em um supermercado em que o funcionamento estava comprometido por causa do roubo de fios registrado. Assim é importante que façamos uma articulação integrada das forças de segurança do nosso município. É isso que estamos fazendo neste primeiro momento com o instrumento para mobilizarmos a sociedade a fazer a denúncia e a gente poder agir.”
Marília ainda lembrou que o problema deve ser enfrentado em todas as frentes, inclusive, junto aos compradores/receptadores dos materiais. Segundo ela, é fundamental a integração dos entes federados para o sucesso no enfrentamento do problema. “É muito importante que façamos uma articulação metropolitana. Eu já cobrei do Governo do Estado que essa articulação metropolitana ocorra, que a inteligência das polícias Civil e Militar intervenha para que a gente possa fazer o enfrentamento. Porque do contrário vamos aumentar a segurança aqui e o problema vai migrar para outra cidade. Mas, isso não é o que queremos. Não queremos outras cidades prejudicadas, vandalizadas. Queremos estancar esse roubo do patrimônio público e privado. Daí, então, é importante que consigamos mobilizar os outros entes da federação, no caso o Governo Estadual”.
Ao final, a prefeita pediu às entidades de lojistas e empresariais que ajudem a divulgar o “Disque-Denúncia”.
A secretária de Defesa Social, Viviane França, destacou que o novo canal vai agilizar o combate a este tipo de crime. "É mais uma ferramenta para facilitar o acesso da população com todos os serviços ofertados pela Prefeitura. Todas as denúncias vão cair na central, sendo recebidas por um (a) guarda que dará prosseguimento fazendo o empenho de todas as viaturas. Como não trabalhamos sozinhos, o trabalho é integrado com as polícias Civil e Militar, cada uma no seu papel de atuação”.
Viviane reforçou que o canal também vai receber qualquer denúncia de vandalismo feito em equipamentos públicos como escolas, UBS, praças, entre outras.
Segundo o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz da Silva, é importante lembrar que as ações da GMC são de caráter preventivo, para inibir práticas delituosas com a ajuda da população. “Esse ator para o exercício de segurança pública, ele é imprescindível. Costumamos dizer entre nós que a população não é somente os olhos da segurança pública, mas o principal agente de segurança pública”.
Ele falou ainda sobre o desafio de qualificar as informações e sensibilizar a população, para que ela não enfrente problemas em serviços diversos, ocasionados pelo furto de cabeamento de telefonia, internet, serviços de TV à cabo.
Um crime crescente
De acordo com dados da Guarda Civil de Contagem, em 2022, foram identificados 46 autores de roubo de cabeamento, sendo identificados 22 receptores, totalizando cinco quadrilhas.
Os dados mostram que foram contabilizados 1.290 quilos de cabos queimados e localizados outros 2.487 metros de cabos inteiros. Os valores apurados chegam a R$ 86.164,92. No ano passado, foram realizadas três operações, resultado de sete ações de inteligência dos órgãos envolvidos.
Em 2021, a Guarda Civil também intensificou sua ação preventiva no policiamento dos equipamentos públicos, que estavam totalmente abandonados e negligenciados, o que resultou em uma queda no número de furtos nesses espaços.
Entre janeiro e dezembro daquele ano, foram registradas um total de 74 ocorrências de furtos de fios, sendo 15 registros de prisão em flagrante pelos agentes da guarda, em sua maioria ocorridas no Museu do Trabalhador.
Grupo de trabalho fortalece o combate
Em setembro de 2022, a Prefeitura criou um Grupo de Trabalho - GT, com o objetivo de atuar, preventivamente, e de ser uma força tarefa no combate aos furtos de cabos e fios de metal, visando atingir o núcleo que age comprando os fios furtados. O GT é formado pela Secretaria Municipal de Defesa Social, Guarda Civil Municipal de Contagem, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Estadual de Fazenda, Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Civil e Polícia Militar.
Serviço
Disque Denúncia - 31 97306-4423 (WhatsApp - 24 horas por dia).
A denúncia pode ser feita anônima, incluindo vídeos, áudios e outras imagens.
Guarda Civil de Contagem - 153 (ligação 24 horas por dia).
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS