Dando continuidade às visitas nos equipamento de saúde com o intuito de conhecer mais de perto as demandas da população e dos servidores, na tarde desta quinta-feira (12/01), a prefeita Marília Campos, acompanhada de gestores da Prefeitura e vereadores, visitou a Unidade Básica de Saúde – UBS Arpoador e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Ressaca, na Regional Ressaca.
A vistoria começou pela UBS Arpoador, uma unidade com alta produtividade, que conta com três equipes de saúde, além de ginecologista, pediatra, odontologista e equipe multi. Atualmente, 13 mil pessoas estão cadastradas na unidade, sendo atendidos cerca de 200 usuários/dia e 4 mil mensalmente.
Durante a conversa com os profissionais e pacientes, a prefeita notou que o diferencial do equipamento é a organização dos atendimentos por meio de agendamentos. Segundo ela, com esta organização de fluxos, os servidores relatam sentir satisfação em trabalhar na UBS.
Conforme explicou a gerente da unidade, Aline Assunção, os pacientes são previamente agendados tanto para consulta de rotina quanto para o retorno. Além disso, há também atendimento por demanda espontânea para os usuários que necessitam de atendimento imediato.
Deste modo, Marília Campos parabenizou a gerência pelo trabalho de integração que tem sido adotado na unidade e pelo resultado que tem se mostrado positivo, tanto para os pacientes quanto para os servidores. “Eu queria mostrar o nosso reconhecimento dessa dedicação dos servidores. O nível de satisfação é muito grande, portanto quero parabenizá-los pela construção desta integração e organização”, pontuou.
A usuária da UBS, Vanessa dos Santos, que acompanhava o filho na consulta médica, avaliou o atendimento da unidade positivamente. Ao longo da conversa, Vanessa contou que seu filho foi diagnosticado com distrofia muscular. Desta maneira, com encaminhamento na própria UBS, ela conseguiu atendimento de fisioterapia no CER IV para o pequeno, além do serviço sem limite. “Eu sou muito bem atendida aqui. Meu filho precisa de atendimento, são vários médicos que eu tenho que estar em contato, alguns a gente não consegue, mas a maioria sim. Os profissionais são muito atenciosos. Então a saúde está melhorando. Só tenho que agradecer!”.
No decorrer da visita, a chefe do executivo percebeu que a demanda da unidade é muito grande em função do tamanho dos bairros que fazem parte da área de abrangência da UBS. Portanto, ela pontuou que é necessário realizar uma redistribuição dos usuários para as unidades do distrito.
“Ainda de acordo com a prefeita, outra questão observada é o represamento de consultas especializadas e procedimentos eletivos. “Nós vamos reorganizar o setor. A gente está fazendo esse acompanhamento de perto da regulação para que a gente tenha um atendimento melhor. Não adianta só fazer a consulta especializada, precisa fazer o exame, e depois, caso seja necessário, realizar o procedimento para ter um atendimento completo”.
Ao final da visita, Marília Campos, destacou que grandes problemas já foram resolvidos, mas que a gestão continua com o compromisso e empenhada com a saúde da população. “Os computadores novos já chegaram, em breve chega o sistema, aí sim teremos o prontuário eletrônico. Estamos fazendo um grande investimento e, em breve, a gente espera colher fruto desse investimento que está sendo feito: que é ter o nosso usuário melhor atendido e os profissionais com nível de satisfação melhor”.
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UPA Ressaca
Logo depois, os gestores foram até a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Ressaca, que realiza cerca de 6,6 mil atendimentos por mês, sendo aproximadamente 200 pessoas a cada 24h. A gerente da unidade, Kelly Fortini, contou que pelo fato da UPA estar em uma região com população flutuante, são atendidos pessoas de Betim, Ribeirão das Neves e Esmeraldas, além dos usuários da Regional Nacional e Ressaca.
Ainda de acordo com a gerente, a Upa Ressaca é referência em cirurgia contaminada. “Todos pacientes com pés diabéticos, a referência é aqui. Então, eles adentram a unidade, e se, caso seja necessário, eles são transferidos para as avaliações plásticas ou cirúrgicas no HMC. Mas, geralmente, a gente consegue dar o tratamento todo dentro da UPA, e o paciente já sai daqui com encaminhamento para dar continuidade no tratamento.”.
Em conversa com os usuários que aguardavam atendimento na recepção, a prefeita ouviu elogios em relação ao atendimento prestado pela unidade. Conforme explicou, no início da gestão, foi feita uma visita nesta UPA, onde as reclamações eram muito grandes. Desta vez, foi possível ver avanços de lá para cá. “Apesar da UPA estar cheia, para mim foi uma surpresa conversar com os usuários e ver o reconhecimento do bom atendimento. Hoje a gente percebeu o desenvolvimento, sendo que o que nos chama a atenção é a tranquilidade entre usuário e servidor”.
Fortini explicou que tais avanços foram um grande desafio, mas só foram possíveis com o salto assistencial e na gestão. “A gente não consegue fazer uma boa gestão se a gente não tem insumos, equipe de qualidade e condição de trabalho. Então, hoje nós temos tudo isso: equipamentos, equipe médica e de enfermagem completa, mobiliários novos, sala de urgência toda equipada. Foi um grande avanço”.
A chefe do executivo destacou que o recurso para reforma da unidade já está direcionado e tão logo a UPA receberá intervenções. “Estamos contratando a empresa e a reforma será feita", informou. Por fim, Marília esclareceu sobre a UPA Nacional “Nós vamos concluir. Vocês sabem que é uma UPA que a gente herdou o projeto. Infelizmente, houve problemas de contratação, de projetos. A empresa que estava lá, que foi licitada pelo governo anterior, desistiu da obra. Mas, nós estamos tomando todas as providências para contratar uma nova empresa, não é um processo da noite para o dia, é demorado. Contudo, em breve teremos sucesso nesse processo e vamos conclui-la. Esse é nosso compromisso!”
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