O Programa Contagem na Maturidade, desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, além de promover a socialização e entretenimento das pessoas idosas com atividades diversificadas, realizou, no dia 20/12, um curso de culinária para dez participantes do programa na região do Industrial.
Durante o curso, as idosas tiveram a oportunidade de aprender técnicas para desossar o frango, recheá-lo e fazer rocambole, bem como receberam dicas de comercialização, que poderão gerar, assim, uma nova fonte de renda.
Um dos pontos importantes da aula foi a explicação sobre os cuidados com os recheios e os prazos de validade, mesmo sendo um produto congelado. “Para os recheios feitos com embutidos (calabresa, presunto, salaminho etc.) o prazo de congelamento é de três meses. Enquanto os recheios feitos com alimentos, como farofa e arroz temperado, o prazo é de somente dois meses”, explicou o professor e instrutor do curso, José Carlos.
A aluna Maria da Conceição Lisboa aprovou o curso. “Foi muito bom. O professor é muito paciente. O aprendizado será aplicado na culinária de casa para seus parentes”.
Já Eva Luiza da Silva destacou que utilizará o aprendizado do curso como uma fonte de renda extra. “O curso foi muito gratificante. Minha família adorou o frango e outras pessoas que comeram acharam maravilhoso. Penso em fazer uma renda extra com a venda dos frangos”.
Segundo a administradora da Regional Industrial, Renata Gomes, o Programa Contagem na Maturidade é um sucesso. “Temos mais de 80 idosos no núcleo do CSU Amazonas, que realizam diversas atividades que propiciam socialização, prevenção de doenças e um envelhecimento saudável e ativo. Os alunos adoraram a inovação do professor que propiciou essa belíssima aula de culinária”.