A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Educação e de Defesa Social, repudia os atos de vandalismo realizados à Escola Municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, e da tentativa de invasão à Escola Municipal Professora Maria Martins “Mariinha", no bairro Tropical.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, e representantes da Secretaria Municipal de Educação estiveram no local na manhã desta terça-feira (29/11) para verificar de perto o ocorrido.
A equipe da Guarda Civil de Contagem e a da Polícia Militar também estiveram no local, apurando os fatos. Um relatório está sendo produzido e será encaminhado à Polícia Civil para que seja feita uma investigação e se aponte os possíveis autores. Segundo a Guarda Civil, foram constatados atos de vandalismo e depredação. Não foi verificado crime de furto.
Prefeitura também agendou reunião em caráter de urgência com o Ministério Público, as polícias Civil e Militar, Guarda Civil, Procuradoria Geral do Municipio e secretarias de Educação e Defesa Social, nesta quarta-feira (30/11), às 14h, na sede da administração pública, para que, juntos, possam apurar e impedir que ataques às escolas do município se generalizem.
Há especulações de que os atos ocorridos na escola estejam associados a um jogo da internet, chamado Bully. Esses dados, assim como as fotos, serão encaminhados à Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos. As pichações encontradas fazem referência ao nazismo que é considerado crime. Atos deste tipo devem ser punidos com rigor da lei, pois não apenas destruíram o patrimônio público, como também incitaram o ódio.
As aulas na Escola Municipal José Silvino Diniz estão suspensas temporariamente até a próxima quinta-feira (01/12) para que sejam feitos os reparos necessários.
Além disso, a Guarda Civil vai intensificar o patrulhamento na região para evitar ocorrências da mesma natureza e para garantir a tranquilidade da comunidade.
A Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social vem trabalhando para ampliar a segurança nas escolas municipais. Já está em andamento um projeto para implantação de um Sistema de Videomonitoramento específico para as unidades escolares.
Informa, ainda, que também na manhã de hoje foi constatado que ocorreu uma tentativa de invasão na Escola Municipal Professora Maria Martins “Mariinha". A entrada foi forçada por diversos lugares, mas os invasores não conseguiram entrar.