O Conselho de Trabalho e Geração de Renda de Contagem promoveu, na sexta-feira (25/11), a palestra “O perfil das empresas de base tecnológica de Contagem X Mercado de trabalho” que discutiu os conceitos tecnológicos e as projeções do mercado de trabalho para as próximas décadas. O palestrante Victor Villavicencio, que é coordenador de cursos de extensão da PUC Minas e tem formação em teologia, sociologia e ciência da tecnologia, foi o responsável por proporcionar a reflexão sobre o estudo da tecnologia 4.0, a identificação de empresas de tecnologia em Contagem e a relação com o mercado de trabalho.
Victor Villavicencio explicou que as empresas de base tecnológica não se caracterizam unicamente pelos produtos ou meios de produção utilizados, mas principalmente por conhecer as estruturas do mercado, as culturas organizacionais e o conhecimento adquirido que, por sua vez, requerem capital humano capacitado e apresentou o cenário do município de Contagem atualmente.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Sedecon, pensando em viabilizar uma melhor análise do capital humano e do empresariado local, iniciou um estudo de mapeamento das empresas de base tecnológica do município neste ano. “Esse estudo almeja atrair novos investimentos ao município e é de extrema importância para instruir as capacitações dos trabalhadores locais", afirmou o superintendente de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios, Leandro de Oliveira Cunha.
A subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, acredita que a palestra vai contribuir muito para os membros do conselho compreenderem melhor essas transformações tecnológicas. “Esse tema da palestra é muito interessante, pois a participação das demais pessoas permite o compreendimento das mudanças no mundo do trabalho atual, dentro de cada setor. Orienta como o poder público, os sindicatos e os cidadãos precisam compreender essas transformações tecnológicas e utilizá-las em favor da empregabilidade do ser humano”.
Segundo a subsecretária espera-se que esse mapeamento e as explanações do professor Victor possam embasar os próximos debates do conselho, a fim de se concretizar medidas públicas de qualificação profissional e geração de renda.
A palestra foi realizada pela Subsecretaria de Trabalho e Geração de Renda - SMDS e Sedecon. Estiveram presentes os membros do conselho, empresários, trabalhadores e sindicatos.
Clique aqui e confira as fotos.