Na tarde de segunda-feira (21/11), no bairro Estaleiro, a Prefeitura de Contagem realizou a cerimônia de conclusão do curso de formatura de Produtores em Embutidos e Defumados, realizado pela Fundação de Ensino de Contagem – Funec, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. O evento contou com degustação de produtos feitos pela turma composta por 40 estudantes.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, esteve presente na formatura e ressaltou o apoio do município na formação profissional e na inserção no mercado de trabalho. “Entendo que temos que apoiar as iniciativas de formação para o mercado de trabalho, de promover esse conhecimento que gera renda para as famílias. Em 2022, a Prefeitura, com apoio da Funec e de outras secretarias, promoveu a formação de mais de 1.700 pessoas com curso de qualificação profissional. Vamos fortalecer essas ações por toda a cidade”.
A prefeita aproveitou o momento para propor a criação da 1ª Cooperativa de Charcutaria de Contagem e ofereceu o apoio de secretarias municipais para a organização dos profissionais, bem como a possibilidade de utilizar a feira de Economia Solidária para venda dos produtos.
“É muito importante para nós, moradores de Nova Contagem, que muitas vezes é uma região esquecida, sabermos que agora temos oportunidades. Agradeço a todos os envolvidos por isso”, afirmou Eziliene Monteiro Dias, que concluiu seu terceiro curso do Pronatec em 2022, depois de fazer os cursos de Agente Comunitário e Artesão de Pinturas e Tecidos.
Vera Rodrigues é funcionária da Funec, unidade Centec, e lá descobriu a oportunidade do curso. No futuro ela pretende empreender na área de embutidos e defumados. “O curso é maravilhoso e abre um leque de oportunidades, principalmente para quem está começando. Aprendemos não só a fazer os produtos, os embutidos e defumados, mas também a empreender”, apontou.
Para Maria Ferreira, que descobriu o curso por meio de amigos, o conhecimento adquirido será aplicado em casa, para a família, mas ela não descarta gerar renda com a charcutaria. “Gostei muito de participar do curso, muito aprendizado, ainda mais para quem está na terceira idade, eu acho que foi muito bom. Se realmente for feita a cooperativa que estão planejando fazer vai ser muito bom”, destacou.
Alguns participantes pretendem seguir carreira na charcutaria, como Marli Vitor, que já fazia um curso de costura, onde ficou sabendo da vaga. “Agregou muita experiência na vida da gente, esse curso é excelente. Essa experiência vai contribuir bastante no meu dia a dia, e no futuro também, pretendo mexer com a charcutaria”, afirmou.
Sandro Pedrosa agradeceu pela experiência e ressaltou a intenção de levar adiante o conhecimento conquistado. “Só tenho a agradecer pelo curso. Além de formar profissionais, forma cidadãos. Muito válido para nosso crescimento, que vai nos ajudar a sermos empreendedores e levar nosso produto para toda Contagem”, disse.
O curso de Produtores em Embutidos e Defumados ocorreu no Centro Educativo Comunitário São Gabriel – Cecom foi ministrado pela Chef Carla Mhizer, especialista em charcutaria, e a professora Cássia Cassiano. Com carga horária de 160 horas, ministrado em dois turnos, manhã e tarde, e teve o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.
A Chef Carla Mhizer ressaltou a importância da oferta do curso em Contagem, que não ocorre, no mesmo formato, no restante do Brasil. “Nossa proposta é que os estudantes não dependessem de investimento para entrar no mercado. Então propusemos formatos desde a produção mais manual, apenas com uma faca, até com equipamentos mais robustos. Eles estão preparados para o mercado”.
A dinâmica do curso foi feita em módulo teórico e prático, sendo que no módulo prático os insumos foram fornecidos pela Funec, levando aos estudantes a possibilidade de vivenciarem a realidade do mercado de trabalho.
O evento contou com a participação da presidenta da Funec, Telma Fernanda Ribeiro; da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany; do secretário de Desenvolvimento Econômico, René Vilela; do vice-presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo; do coordenador-geral Programa Pronatec na Funec, Reinaldo Nogueira; do vereador Daniel do Irineu; e do assessor da Regional Vargem das Flores, Wander Batista.
Pronatec
Nos cursos do Pronatec, ofertados pela Funec, todos estudantes recebem auxílio-transporte, lanche, material escolar e certificado com validade nacional. No curso de Produtores em Embutidos e Defumados também foram ofertadas as dolmas.
Em 2022, em Contagem, foram ofertados 26 cursos profissionalizantes e executadas 1710 vagas pela Funec, com o financiamento do Pronatec. O índice de evasão foi de 10%, o que é considerado um índice muito baixo.
Os cursos ocorreram em todas as regiões da cidade e, apenas na região de Nova Contagem, ocorreram os cursos de Auxiliar de Cozinha, Salgadeiro e Agente Comunitário de Saúde.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.